Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FDA rejeita uso de ivermectina contra COVID-19: "Você não é um cavalo"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Agosto de 2021 às 14h17

Link copiado!

MegiasD/Envato
MegiasD/Envato

A ivermectina gerou uma verdadeira divisão de opiniões desde o início da pandemia, mesmo com as agências de saúde alertando para a ineficácia (e os riscos) de seu uso. E no último sábado (21), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, FDA, fez um alerta sobre o medicamento.

"Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Parem com isso", anunciou a FDA em seu perfil do Twitter, ao divulgar um comunicado em que apresenta as razões para não aderir ao uso de ivermectina para tratar ou prevenir a COVID-19.

Continua após a publicidade

Os comprimidos de ivermectina são aprovados pela FDA para tratar pessoas com doenças causadas por vermes. Além disso, algumas formas tópicas de ivermectina são aprovadas para tratar parasitas externos, como piolhos, e doenças da pele, como rosácea. Só que algumas formas de ivermectina são usadas em animais para prevenir dirofilariose e certos parasitas internos e externos, e a agência ressalta a importância de observar que esses produtos são diferentes daqueles para pessoas e seguros quando usados ​​conforme prescrito apenas para animais.

"A FDA não aprovou a ivermectina para uso no tratamento ou prevenção de COVID-19 em humanos. Os comprimidos de ivermectina são aprovados em doses muito específicas para alguns vermes parasitas, e existem formulações tópicas (na pele) para piolhos e doenças da pele como a rosácea. A ivermectina não é um antiviral (um medicamento para o tratamento de vírus)", alerta a agência em seu comunicado.

A agência de saúde ainda diz que tomar grandes doses desse medicamento é perigoso e pode causar sérios danos, e que se uma pessoa tiver uma receita de ivermectina para uso aprovado pela FDA, deve obter de uma fonte legítima e tomar exatamente como prescrito. "Nunca use medicamentos destinados a animais em você. As preparações de ivermectina para animais são muito diferentes das aprovadas para humanos", aponta, uma vez que as pessoas estavam recorrendo até mesmo ao medicamento destinado a uso veterinário para se automedicarem.

Fonte: FDA via The Guardian