Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Suco de beterraba aumenta força muscular durante o treino

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Janeiro de 2023 às 17h00

Link copiado!

Wavebreakmedia/Envato
Wavebreakmedia/Envato

O suco de beterraba é capaz de aumentar a força muscular durante o treino. A afirmação vem de um estudo publicado na revista Acta Physiologica. Tudo acontece graças ao nitrato — a molécula ativa encontrada nesse vegetal. Outros estudos já tinham provado benefícios do nitrato para o condicionamento físico, e esse novo artigo vem para fortalecer as teorias.

Para chegar a essa descoberta, a equipe rastreou a distribuição do nitrato ingerido através de amostras de saliva, sangue, músculo e urina de 10 voluntários saudáveis. Cada pessoa também teve que realizar exercícios para as pernas. A ideia era descobrir exatamente onde no corpo o nitrato dietético é ativado, o que poderia dar pistas sobre os mecanismos em funcionamento.

Cerca de uma hora após o consumo de nitrato, os participantes foram conduzidos a fazer 60 contrações do quadríceps, músculos da coxa ativados durante o alongamento do joelho. Os pesquisadores perceberam um aumento significativo nos níveis de nitrato, o que por sua vez trouxe impactos positivos para a força muscular (aproximadamente 7%, segundo o artigo).

Continua após a publicidade

Vale apontar que, para realizar a comparação, os pesquisadores também pediram para que outro grupo de participantes fizesse os exercícios sem tomar o suco — o que a ciência chama de "grupo controle". Os autores defendem que o estudo em questão fornece a melhor evidência até o momento sobre os mecanismos por trás do motivo pelo qual o nitrato melhora o desempenho muscular humano.

Benefícios do treino

Mas seja com ou sem suco de beterraba, o importante é se exercitar. O Canaltech já separou alguns benefícios cientificamente comprovados de exercícios que envolvem força, como a queima de calorias, redução de gordura abdominal e até redução no risco de lesões.

Continua após a publicidade

Você também não precisa aderir, de cara, a um treino intenso: um estudo publicado na revista British Journal of Sports Medicine revelou quanto exercício físico é necessário para neutralizar os efeitos negativos de ficar sentado o dia todo. Na prática, cerca de 30 a 40 minutos por dia de uma atividade intensa devem bastar para compensar 10 horas de sedentarismo.

Fonte: Acta Physiologica via Study Finds