Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SP começa a aplicar primeiras doses de vacina da Pfizer nesta quinta (6)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Maio de 2021 às 17h30

Link copiado!

alexstand/Envato
alexstand/Envato

Na semana passada, chegou ao Brasil o primeiro lote de 1 milhão de vacinas da Pfizer/BioNTech contra o coronavírus SARS-CoV-2. Agora, a capital de São Paulo deve aplicar as primeiras 135,7 mil doses do imunizante contra a COVID-19, a partir de quinta-feira (6). Para se obter a eficácia de 95% contra a doença, são necessárias duas doses por pessoa.

Nesta primeira etapa, a prefeitura de São paulo explicou que deve imunizar pessoas entre 60 a 62 anos. Segundo o prefeito em exercício de São Paulo, Ricardo Nunes, o imunizante da farmacêutica norte-americana Pfizer será distribuído de maneira uniforme por toda a cidade. Isso significa que as 468 unidades básicas de saúde devem receber parte do lote de imunizantes.

Continua após a publicidade

Como serão armazenadas as doses da Pfizer/BioNTech?

Para receber a vacina da Pfizer/BioNTech que deve ser armazenada em temperaturas mais baixas que uma geladeira comum, a Secretaria Municipal de Saúde precisou alterar a configuração de uma das câmaras frias. Na central de distribuição, o imunizante será armazenado a uma temperatura de -25 ºC. Após descongeladas, as doses podem ser preservadas em temperaturas entre 2 ºC e 8 ºC, mas devem ser utilizadas em um prazo de até cinco dias.

Com as alterações neste equipamento, a capital paulista alega ter condições de armazenar até 4 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech por 14 dias. Um novo carregamento com doses do imunizante deve ser enviado para a cidade no dia 17 de maio.

De acordo com o último balanço sobre vacinação da prefeitura, já foram aplicadas 3,38 milhões de doses de imunizantes contra a COVID-19, sendo que 1,27 milhão de pessoas receberam as duas doses.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil