Sono vs café: cafeína até desperta, mas não te deixa mais esperto, diz estudo

Sono vs café: cafeína até desperta, mas não te deixa mais esperto, diz estudo

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 26 de Junho de 2021 às 22h00
Rene Lehmkuhl/Unsplash

Apesar de despertar, a cafeína pode não melhorar a função cognitiva, deixando a pessoa apta a ainda cometer erros que ocorrem devido à privação de sono. Pelo menos, é isso o que diz um novo estudo, publicado no no Journal of Experimental Psychology.

Os 276 participantes do estudo precisaram completar tarefas de dificuldade variada enquanto estavam acordados e alertas, e mais tarde, foram divididos. Alguns ficaram acordados a noite toda no laboratório, outros foram para casa dormir. Alguns dos participantes receberam uma grande quantidade de cafeína (200 miligramas) antes de completar a segunda tarefa, enquanto outros receberam um placebo, e os resultados foram comparados para ver se a cafeína anularia o prejuízo causado pela falta de sono. 

(Imagem: Jessica Lewis/Unsplash)

Os resultados mostraram que a ingestão de cafeína ajudou o grupo a completar a tarefa, mas não melhorou significativamente o desempenho nas tarefas quando comparados ao grupo de controle, que estavam privados de sono e não tomaram cafeína. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O estudo não esclareceu por que a privação de sono prejudica as tarefas cognitivas, mas notou que ela resulta em piora na memória de trabalho, na atenção e na tomada de decisões. Mas o artigo afirma que a cafeína foi extremamente útil para forçar os participantes a concluírem suas tarefas (o que às vezes é suficiente) e considerou apenas um conjunto limitado de tarefas. É possível, portanto, que a cafeína possa ajudar em áreas não analisadas pelo estudo, mas isso exigiria mais pesquisas.

Você pode ver o estudo completo aqui.

Fonte: IFL Science

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.