Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Síndrome de Tourette: conheça a condição que atinge Billie Eilish

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Maio de 2022 às 16h20

Link copiado!

Divulgação: Apple TV+
Divulgação: Apple TV+

Billie Eilish foi a mais recente convidada da atração My Next Guest Needs No Introduction with David Letterman, da Netflix. Na ocasião, a cantora entrou em detalhes sobre a síndrome de Tourette, condição com a qual está diagnosticada desde os 11 anos de idade.

Durante a entrevista, Billie Eilish contou que os tiques que acompanham a síndrome de Tourette costumam ser sutis, como uma contração muscular, um piscar de olhos ou um movimento da cabeça. “São coisas que você nunca notaria se estivesse apenas conversando comigo, mas para mim, elas são muito exaustivas”, comentou.

A cantora ainda chegou a dizer que muitas pessoas costumam reagir aos tiques com riso. "Se você me filmar por tempo suficiente, verá muitos tiques. A reação mais comum das pessoas é a risada, porque acham que estou tentando ser engraçada. Sempre fico incrivelmente ofendida com isso", acrescentou. Confira um trecho da entrevista:

Continua após a publicidade

O que é a síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette é uma condição neurológica e hereditária, caracterizada principalmente por tiques — sons e movimentos involuntários, que devem estar presentes por pelo menos 12 meses para que se tenha o diagnóstico. A maior parte dos pacientes costuma apresentar também Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Esses movimentos involuntários geralmente começam na infância e variam em gravidade e frequência. Os padrões são influenciados por fatores emocionais, como estresse e êxtase. Os tiques podem ocorrer em praticamente qualquer parte do corpo e em qualquer músculo, e podem representar até mesmo tensão muscular abdominal, por exemplo. Alguns exemplos de tiques motores e vocais mais comuns, segundo a associação Tourettes Action, são:

Continua após a publicidade
  • Piscar os olhos
  • Rolar os olhos
  • Caretas
  • Encolher os ombros
  • Sacudir a cabeça
  • Assobiar
  • Limpar a garganta
  • Tossir
  • Estalar a língua
  • Grunhir

Pacientes com Tourette podem controlar os tiques?

Embora os tiques sejam involuntários, muitas pessoas são capazes de suprimir seus tiques por um curto período de tempo. É como piscar: por um curto período de tempo, é possível manter os olhos bem abertos e evitar piscar, mas eventualmente a necessidade de piscar se torna incontrolável.

Os especialistas ressaltam que é comum, por exemplo, que uma criança com síndrome de Tourette tente conter os tiques na escola, mas acabe expressando bem mais quando está em casa, por se sentir à vontade.

Continua após a publicidade

A síndrome de Tourette pode ser administrada através de terapias cognitivas e medicamentos, o que ajuda a reduzir a frequência e a intensidade dos movimentos involuntários. Pesquisadores têm trabalhado para tratar casos muito graves através de neurocirurgia, cuja técnica ainda está em fase de estudo, então ainda há uma longa caminhada rumo a essa possibilidade.

Fonte: IFL ScienceEuropean Child & Adolescent Psychiatry, Pediatric Neurology, Tourettes Action