Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais uma da pandemia: rede social está causando tiques nervosos em jovens

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Setembro de 2021 às 17h40

Link copiado!

Shyam Mishra/Unsplash
Shyam Mishra/Unsplash

Uma tendência alarmante. Pelo menos, é isso o que afirma um estudo da Universidade de Calgary (Canadá). Essa tendência diz respeito a um número crescente de usuários de redes sociais (principalmente TikTok, segundo o estudo) desenvolvendo tiques, semelhantes aos caracterizados pela síndrome de Tourette, que consiste em um distúrbio do sistema nervoso que envolve movimentos repetitivos ou sons indesejados..

Essa tendência vem ocorrendo principalmente durante a pandemia, e na ausência de outras causas claras, os especialistas culpam o estresse do isolamento e da pandemia como um todo, bem como a exposição a outras pessoas que demonstram os tiques nas redes sociais.

A pesquisa, que foi publicada na revista científica Movement Disorders, mostra uma explosão internacional de casos de tiques entre meninas com idades entre 12 e 25 durante a pandemia, o que destaca uma distinção importante entre a Síndrome de Tourette e o que os usuários do TikTok estão experimentando. Tourette tende a começar a afetar as pessoas em idades mais jovens, inclinar-se mais para os meninos e causar tiques menos extremos. Além disso, muitas das pessoas que relataram esses tiques mais recentes também relataram ter tido transtornos de ansiedade ou humor.

Continua após a publicidade

Por causa dessas diferenças, os cientistas cunharam o termo “comportamentos semelhantes ao tique funcional” para descrever o rápido início de novos sintomas. Essa diferença, segundo os próprios autores do estudo, não torna os sintomas menos reais. "Alguns dos pacientes e familiares com quem falamos estão desesperados; precisamos de compaixão e compromisso para tentar ajudá-los", afirmam os pesquisadores. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

Fonte: Vice via Futurism