Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saúde recomenda suspender vacinação de jovens de 12 a 17 anos contra covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Setembro de 2021 às 14h22

Link copiado!

rawf8/envato
rawf8/envato

Já faz um tempo que o país tem se concentrado em vacinar também os mais jovens. No entanto, em uma nova nota, o Ministério da Saúde anunciou na última quarta (15) a recomendação de não vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos por enquanto, salvo na condição de deficiência permanente ou comorbidades.

Na nota técnica nº 40/2021, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19 diz que "o quantitativo de doses distribuídas contemplou 100% dos grupos prioritários, tendo sido dada a continuação mais célere da vacinação da população maior de 18 anos por faixa etária descendente", e menciona que o risco de complicações e óbitos pela covid-19 na população de adolescentes com 12 até 17 anos de idade é significativamente inferior ao risco observado nas demais faixas etárias.

Continua após a publicidade

"Dentro do grupo de adolescentes de 12 a 18 anos, existem determinadas condições de saúde que os colocam em risco aumentado de complicações e óbitos pela covid-19. A avaliação dos fatores de risco nesta população possui certas limitações considerando as fragilidades em relação as fontes de dados referentes a comorbidades e outras condições de risco. No entanto, destaca-se que cerca de 50% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 e 70% dos óbitos por covid-19 na população de 15 a 19 anos possuem ao menos um fator de risco", ressalta a nota da Secretaria.

Na ocasião, o Ministério da Saúde aproveita para anunciar também a previsão de que até o dia 15 de setembro de 2021 tenhamos concluído o envio de doses suficientes para vacinar 100% da população brasileira maior de 18 anos com pelo menos a primeira dose.

Fonte: Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19 via CNN