Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo registra 1º caso suspeito de varíola dos macacos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Junho de 2022 às 18h50

Link copiado!

Dr. Noble/CDC
Dr. Noble/CDC

O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (6), que investiga sete casos suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. Nesta tarde, a lista de pacientes em análise passou a incluir o primeiro caso suspeito do estado de São Paulo e, consequentemente, da região Sudeste.

Até o momento, o Ministério da Saúde não detalhou o status do paciente suspeito da infecção pela varíola dos macacos em São Paulo. No entanto, segundo o UOL, a pasta informou que "está em contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde".

Continua após a publicidade

O que é um caso suspeito da varíola dos macacos?

Vale explicar que uma notificação da varíola dos macacos deve passar por três estágios até se confirmar oficialmente a doença. Inicialmente, o paciente é colocado como um caso suspeito da infecção. Em seguida, é um quadro provável, ou seja, comprova-se que os sintomas são compatíveis com a doença. Por fim, ocorre a confirmação.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, somente é considerado um possível caso da doença quem se enquadra nos três critérios a seguir:

  1. O paciente deve presentar febre de início súbito (≥38,5 C), adenomegalia (inchaço dos linfonodos do pescoço) e erupção cutânea aguda inexplicável;
  2. Também deve apresentar astenia (perda da força física) e cefaleia (dor de cabeça). Caso apresente apenas um dos sintomas, ainda assim pode se enquadrar como caso suspeito;
  3. Por fim, devem ser descartadas outras doenças que podem causar lesões na pele, como varicela (catapora), herpes zoster, sarampo simples.
Continua após a publicidade

Possíveis casos da doença no Brasil

Até o momento, o Brasil investiga sete casos suspeitos da varíola dos macacos. Os pacientes estão em isolamento nos seguintes estados:

  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina;
  • Ceará;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Rondônia (2 casos);
  • São Paulo.

Apesar dos casos em investigação, o Ministério da Saúde explica que nenhum quadro foi oficialmente confirmado como sendo provocado pelo vírus monkeypox.

Continua após a publicidade

Fonte: Governo de SP e UOL