Publicidade

São Paulo decreta estado de emergência para dengue

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
 shammiknr/Pixabay
shammiknr/Pixabay

Nesta terça-feira (5), o governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue, após recomendação do Centro de Operações de Emergências (COE). O decreto deve ser publicado no Diário Oficial até o final do dia.

Diante da explosão de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti no estado de São Paulo, nesta semana, as autoridades de saúde calculam a ocorrência de 300 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. Isso configura uma epidemia, segundo as métricas da Organização Mundial da Saúde.

Casos de dengue em São Paulo

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em números, são contabilizados mais de 138 mil casos confirmados de dengue no estado de São Paulo, além de 217 mil casos prováveis e outros 79 mil em investigação. Em relação aos óbitos, já são 31 mortes confirmadas. Outras 122 mortes estão em investigação. 

Os dados são do Painel de Monitoramento da Dengue, criado pelo estado a partir de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A última atualização foi feita na segunda-feira (4).

Decreto de emergência

Com o decreto de estado de emergência para a dengue, as ações para impedir o avanço da epidemia poderão ser feitas de forma mais ágil, como compra de equipamento e a contratação de mais profissionais da saúde. A medida também permitirá que o estado e os municípios recebam recursos extras do governo federal para conter o surto.

“O decreto é mais uma iniciativa do Estado dentro de um planejamento de ações, iniciado no ano passado, para assegurar a assistência aos municípios e à população. Usaremos os recursos disponíveis para combater o Aedes aegypti”, afirma Priscilla Perdicari, secretária estadual de saúde interina de São Paulo, em nota.

Cabe destacar que, além de São Paulo, outros estados já decretaram estado de emergência por causa da dengue, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amapá, Goiás e Santa Catarina.

Fonte: Governo de SP e Portal de Monitoramento da Dngue