Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba quando pedir demissão é a escolha mais saudável

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Janeiro de 2023 às 14h51

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A saúde mental tem sido um assunto muito abordado desde que a pandemia se instaurou. A população passou a entender mais sobre a sua importância, que sobressai até mesmo em relação à vida profissional. Isso quer dizer que, a depender do cenário, a escolha mais saudável pode ser pedir demissão. Saiba como reconhecer se o seu trabalho está prejudicial a esse nível.

Para começar: você já ouviu falar da síndrome de Burnout? Trata-se de um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Esse cansaço excessivo é associado a uma forte perda de interesse e engajamento nas atividades de trabalho, e a percepção grande de esforço é somada a sentimentos negativos, como frustração ou depressão.

No início do ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a oficializar a síndrome de Burnout como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso". Essa exaustão pode significar que é melhor deixar de lado o seu emprego atual, antes que isso traga problemas ainda mais graves. Para saber se é hora de pedir demissão, vale responder algumas das seguintes questões:

Continua após a publicidade

Você se sente valorizado?

Considerando que o funcionário tende a ser mais produtivo quando se sente valorizado pela gerência e pelos colegas, é importante pensar consigo mesmo se a empresa em que você está reconhece o seu valor. Estudos indicam que os principais aspectos relacionados à sensação de desvalorização envolvem salários baixos, falta de oportunidades de promoção e desrespeito no trabalho.

A empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários?

Continua após a publicidade

Se você está se sentindo mal na empresa, pode ser válido refletir se ela se preocupa com o bem-estar dos funcionários, incluindo suas necessidades físicas, emocionais, sociais e financeiras. Veja, por exemplo, se alguns membros do seu local de trabalho têm mais oportunidades de autonomia do que outros. O que acontece é que, quanto menos controle se tem sobre as atividades diárias no trabalho, maior a chance de estresse.

Você está exausto?

Estar exausto mentalmente não deveria ser considerado normal. É claro que a rotina pode ser cansativa, mas se isso persistir e estiver te afetando negativamente, você deve entender que esse é o momento de mudar as coisas. Os especialistas indicam que fazer uma pausa pode ajudar. Mas se mesmo assim você está frequentemente com raiva, desconectado, entorpecido ou deprimido, talvez seja a hora de pedir demissão e mudar de empresa ou até de área.

Fonte: The New York Times