Saiba o que seu hábito de escovar os dentes diz sobre a saúde do seu coração

Saiba o que seu hábito de escovar os dentes diz sobre a saúde do seu coração

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 28 de Agosto de 2021 às 17h00
Diana Polekhina/Unsplash

Um estudo descobriu uma possível ligação entre a higiene bucal e a saúde do coração de uma pessoa. O relatório sugere que a doença gengival e a perda dentária estão intimamente ligadas ao nosso sistema cardiovascular.

A pesquisa aponta que, durante um acompanhamento de 10,5 anos, adultos entre 40 e 79 anos que escovaram os dentes três ou mais vezes ao dia tiveram um risco 10% menor de fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca) e um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.

Quando se trata do acúmulo de placa em nossas artérias, a placa bacteriana dos nossos dentes também parece ter importância. Uma teoria é que as bactérias que vivem sobre os dentes e as gengivas podem entrar na corrente sanguínea e alterar o microbioma intestinal, o que pode então desencadear a inflamação sistêmica, conhecida por facilitar lesões nas válvulas, danos ao miocárdio, endocardite e até mesmo insuficiência cardíaca.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Alexandru Acea/Unsplash)

No entanto, no momento, não há provas suficientes de que o tratamento de doenças gengivais evite doenças cardiovasculares. Considerando os resultados do estudo, os especialistas dizem que a ligação potencial é apenas mais um motivo para ficar vigilante sobre sua saúde bucal. Mas ainda há uma longa trajetória até entender se há realmente uma ligação entre a saúde bucal e a saúde cardíaca. O estudo completo pode ser encontrado aqui.

Fonte: Science Alert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.