Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como o estresse impacta cada sistema do corpo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Abril de 2022 às 15h41

Link copiado!

microgen/envato
microgen/envato

O estresse atua diretamente no cérebro, que desencadeia a liberação de uma cascata de hormônios como cortisol, adrenalina e norepinefrina. Por sua vez, esses hormônios produzem mudanças fisiológicas. Diferentes estudos chegam à conclusão que a condição pode ter repercussão em praticamente todos os sistemas do corpo.

Segundo os especialistas, essas mudanças fisiológicas, que são conhecidas como resposta ao estresse, são projetadas para ajudar as pessoas a reagir ou lidar com uma ameaça a ser enfrentada. O real problema surge quando essas mudanças acontecem em resposta a situações que não são realmente uma ameaça, como engarrafamentos e conflitos familiares.

Como o estresse impacta o sistema nervoso

Continua após a publicidade

Por incrível que pareça, picos de estresse podem ser benéficos a curto prazo, justamente por causa dos hormônios, que acabam melhorando a motivação, a capacidade de foco e desempenho. No entanto, níveis elevados de cortisol, a longo prazo, podem interferir e danificar o hipocampo (uma área fundamental para a função da memória).

O ocorrido também tem potencial para danificar o córtex pré-frontal, relacionado a processos cognitivos que permitem planejar, organizar, resolver problemas e controlar impulsos.

Estresse no sistema cardiovascular

Continua após a publicidade

O estresse aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, como uma tentativa de preparar o organismo para lutar ou correr pela sobrevivência. Mas o estresse crônico, que ocorre ao longo de meses a anos, pode levar à hipertensão arterial, adiposidade (acúmulo de gordura), resistência à insulina e maior inflamação sistêmica, segundo o Cardiovascular Imaging Research Center.

Com o tempo, o estresse também pode estreitar vasos sanguíneos e aumentar coágulos, o que por sua vez representa, ainda, o aumento do risco de eventos cardíacos.

Impactos no sistema respiratório

Durante uma situação estressante, há impacto no transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Cientistas alertam que a respiração superficial e rápida indica a necessidade de oxigênio, o que pode levar a sintomas como tontura. Além disso, o estresse pode desencadear ataques de asma.

Continua após a publicidade

Segundo um artigo publicado na revista científica Respiratory Medicine, o estresse aumenta a ativação do sistema nervoso simpático e a forma passiva de estresse também foi associada com broncoconstrição leve entre pessoas com asma.

Como o sistema imunológico reage ao estresse

Durante um evento estressante ou período de tempo, os hormônios viajam para o sistema imunológico e têm vários efeitos desreguladores, aumentando uma inflamação, por exemplo. Segundo especialistas, a pessoa estressada ainda libera citocinas pró-inflamatórias, proteínas que afetam a função imunológica. Além disso, a liberação de citocinas pró-inflamatórias pode viajar para o cérebro e aumentar o risco de depressão.

Continua após a publicidade

Sistema gastrointestinal

Por fim, o estresse torna o esvaziamento do intestino bem mais lento, o que pode gerar sintomas como enjoo, inchaço ou constipação. Outro fator preocupante é que a condição em questão promove mudanças no microbioma intestinal, afetando a diversidade das bactérias e a função da barreira intestinal, aumentando assim o risco de vazamento do intestino.

Fonte: Plos One, NIHThe Washington Post