Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô inspirado em pangolim pode ajudar em procedimentos médicos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Junho de 2023 às 17h16

Link copiado!

Studio Crevettes/Unsplash
Studio Crevettes/Unsplash

O reino animal é indiscutivelmente fascinante, e não faltam exemplos de como vem inspirando os cientistas em suas invenções. Em artigo publicado na revista científica Nature na última terça (20), por exemplo, um grupo descreveu a criação de um robô inspirado no pangolim, aquele excêntrico mamífero de pele escamosa, que parece uma armadura.

As escamas de um pangolim são feitas de queratina, assim como nossos cabelos e unhas. Basicamente, elas se sobrepõem e estão diretamente conectadas à camada de pele macia subjacente, e permitem que o animal se enrole como uma bola em caso de perigo.

Foram essas características que motivaram a criação do novo robô. Os cientistas pegaram o animal como modelo e desenvolveram um robô flexível feito de componentes macios e duros que também se transformam em uma esfera em um piscar de olhos. A tecnologia ainda pode emitir calor quando necessário.

Continua após a publicidade

O robô tem uma camada macia feita de um polímero cravejado de pequenas partículas magnéticas e um componente rígido feito de elementos metálicos dispostos em camadas sobrepostas. Assim, é macio e flexível, principalmente por sua premissa: ser utilizado dentro do corpo humano.

Quando o robô é exposto a um campo magnético de baixa frequência, pode ser enrolado e movido para frente e para trás, conforme desejado. Uma vez enrolado, o robô pode transportar partículas como medicamentos.

Conforme explicam os próprios autores do estudo, quando o robô é exposto a um campo magnético de alta frequência, aquece até mais de 70° C graças ao metal embutido, e eles levaram em consideração que a energia térmica é utilizada em diversos procedimentos médicos.

Continua após a publicidade

Robôs inspirados em animais

Não faltam exemplos de robôs inspirados em animais. Em maio deste ano, pesquisadores descreveram os potenciais de um robô inspirado em centopeia. Graças ao grande número de pernas, a tecnologia é capaz de atravessar qualquer terreno sem parar.

Neste mesmo mês, pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory se inspiraram na anatomia de uma cobra para a elaboração de um robô capaz de atravessar diversos tipos de terreno. Chamada EELS (abreviação de Exobiology Extant Life Surveyor), a tecnologia é feita para percorrer superfícies como areia, gelo e até mesmo lava.

Fonte: Nature via Tech Xplore