Publicidade

Novo robô inspirado em cobra pode percorrer areia, neve e até lava

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Maio de 2023 às 18h30

Link copiado!

Divulgação/Jet Propulsion Laboratory
Divulgação/Jet Propulsion Laboratory

Pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory se inspiraram na anatomia de uma cobra para a elaboração de um robô capaz de atravessar diversos tipos de terreno. Chamada EELS (abreviação de Exobiology Extant Life Surveyor), a tecnologia é feita para percorrer superfícies como areia, gelo e até mesmo lava.

A equipe começou a construir o primeiro protótipo em 2019 e vem fazendo revisões contínuas. Desde o ano passado, são realizados testes de campo mensais para assim refinar o hardware e o software. O robô pesa cerca de 100 quilos e tem 4 metros de comprimento. É composto por 10 segmentos que giram, usando roscas para propulsão, tração e aderência.

Originalmente, o EELS foi concebido como um robô autônomo destinado a explorar o oceano subterrâneo da lua de Saturno, Encélado.

Continua após a publicidade

Com isso, a tecnologia foi projetada para detectar seu ambiente de forma autônoma, calcular riscos, viajar e coletar dados com instrumentos científicos ainda a serem determinados. Quando algo dá errado, o objetivo é que o robô se recupere sozinho, sem ajuda humana.

Na prática, o robô cria um mapa 3D de seus arredores usando quatro pares de câmeras. Com os dados desses sensores, os algoritmos de navegação descobrem o caminho mais seguro a seguir. O objetivo tem sido criar uma biblioteca de "movimentos", ou maneiras pelas quais o robô pode se mover em resposta aos desafios do terreno.

Robótica inspirada em animais

Continua após a publicidade

Em paralelo, outros cientistas também se inspiram em animais para a criação de robôs. Em estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores descreveram os potenciais de um robô inspirado em centopeia. Graças ao grande número de pernas, a tecnologia é capaz de atravessar qualquer terreno sem parar.

Vale ressaltar que, anteriormente, no Canaltech, listamos animais tão fascinantes que inspiraram a criação de robôs, como morcego, lula, rato, abelha e até mesmo barata.

Fonte: Jet Propulsion Laboratory via Tech Xplore