Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rio recebe novas doses contra gripe e retoma imunização amanhã (10)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Dezembro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Rthanuthattaphong/Envato Elements
Rthanuthattaphong/Envato Elements

A cidade do Rio de Janeiro recebeu 100 mil doses de vacina contra a gripe (influenza) na noite de terça-feira (8), o que garantirá a reposição dos estoques do imunizante. Amanhã (10), a imunização da população contra a doença já deve ser retomada, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A vacinação contra a gripe está suspensa na cidade do Rio, desde a última sexta-feira (3), por causa da falta de doses do imunizante. Em paralelo, o município enfrenta um surto de influenza. Mais de 20 mil casos foram confirmados nas últimas semanas, segundo a SMS.

Continua após a publicidade

Para ajudar na reposição dos estoques, o Instituto Butantan também anunciou a doação de 400 mil vacinas da gripe para a cidade. Nas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, agradeceu a ajuda do Butantan e do governo de São Paulo.

Centros de atendimento para gripe no Rio

Para atender a população frente ao surto de gripe, a cidade do Rio ganhará cinco centros de atendimento e testagem de pacientes com síndrome gripal. Nesta semana, dois deles já foram inaugurados, o da Vila Olímpica do Alemão e o do Parque Olímpico.

Continua após a publicidade

Na sexta-feira (10), será aberto o centro da unidade da Vila Olímpica de Honório Gurgel. Agora, os próximos dois locais ainda estão em análise pela Secretaria Municipal de Saúde.

Vale lembrar que a estratégia de criação de centros de atendimento já foi adotada pela prefeitura, em 2009. Durante um surto de gripe H1N1, a cidade registrou um aumento muito grande na procura por atendimento nas unidades de saúde de pacientes com sintomas gripais.

Sintomas gripais: quando procurar ajuda?

Para buscar ajuda médica nos novos centros do Rio para gripe, o paciente deve apresentar alguns dos seguintes sintomas:

Continua após a publicidade
  • Febre;
  • Calafrio;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Alteração no olfato e/ou paladar.

Se houver necessidade, o paciente receberá medicação para tratar a gripe. No local, "também há testagem para covid-19, conforme indicação médica", segundo informa a SMS do Rio. A medida é importante, porque muitos casos de gripe podem ser confundidos com a infecção do coronavírus SARS-CoV-2, principalmente, quando os sintomas são leves.

Além disso, quando os profissionais da saúde identificarem casos de elevada gravidade os pacientes serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.

Fonte: Agência Brasil e Prefeitura do Rio