Surto de gripe no Rio de Janeiro ultrapassa 20 mil casos, e não há vacinas

Surto de gripe no Rio de Janeiro ultrapassa 20 mil casos, e não há vacinas

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 07 de Dezembro de 2021 às 12h15
damirkhabirov/Envato

O município do Rio de Janeiro enfrenta um novo surto de gripe (Influenza H3N2) que já ultrapassa 21 mil casos. De acordo com o secretário de saúde, Daniel Soranz, já se esperava a circulação de outro vírus com a queda iminente dos casos de covid-19, agora que boa parte da população está vacinada. Isso explica a excentricidade de uma epidemia tão próxima do verão.

Segundo o secretário, a população está concentrada em se vacinar contra a covid-19, por isso há uma baixa cobertura vacinal contra a gripe, o que levou a doença a ganhar espaço. “Com o aumento da cobertura vacinal que a gente proporcionou nas últimas semanas e com mais vacinas do Ministério da Saúde que estão chegando a partir de terça-feira, a gente espera conter este surto com vacinação e tratamento”, afirma.

Faltam doses de vacina

Na última sexta-feira (3), a vacinação contra a gripe foi suspensa por falta de doses. Foi a segunda vez, no período de uma semana. A cidade do Rio registrou, em um intervalo de duas semanas, mais que o dobro de pessoas com sintomas respiratórios leves. O Painel Covid aponta que entre os dias 7 e 13 de novembro, foram quase 12 mil casos desses sintomas, e entre 21 e 27 de novembro, 25 mil.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Novo surto de gripe no Rio de Janeiro ultrapassa 20 mil casos (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

É gripe ou covid-19?

O Ministério da Saúde descreve a gripe como uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Já a covid-19 é descrita pelo Ministério como uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

Para entender as semelhanças e as diferenças entre covid-19 e gripe, além de outras doenças como a rinite, o Canaltech chegou a conversar com uma infectologista, anteriormente, a fim de esclarecer dúvidas.

Fonte: O Globo, G1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.