Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este é o melhor remédio natural para desentupir o seu nariz

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Outubro de 2021 às 18h00

Link copiado!

 Sasin Tipchai/Pixabay
Sasin Tipchai/Pixabay

Nariz entupido é algo difícil de lidar e, na maioria das vezes, é comum optar por um descongestionante nasal, que traz um alívio quase imediato, mas pode causar dependência. O que pouca gente sabe é que existe uma receita muito mais natural e simples para descongestionar o nariz: uma boa dose sexo. A atividade poda trazer ao menos o alívio temporário da condição — e um pouco de prazer.

Em média, é possível experimentar o descongestionamento nasal por 45 minutos até uma hora depois do sexo, segundo o otorrinolaringologista Michael Benninger, presidente do Instituto de Cabeça e Pescoço do centro médico Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. De acordo com o médico, esse efeito extra da atividade sexual funciona tanto para homens quanto para mulheres.

Continua após a publicidade

Mas como sexo pode descongestionar nariz? É científico!

A explicação para essa fórmula de descongestionamento nasal não é absurda e nem conta com alguma teoria mirabolante. Na verdade, é bastante simples e as respostas estão no próprio funcionamento do organismo. No nariz, existem as conchas nasais, ou seja, estruturas ricas em vasos sanguíneos que são fundamentais para o alívio da condição.

Estas estruturas têm o funcionamento semelhante aos dos tecidos eréteis e labiais dos órgãos genitais. Em comum, eles podem ser preenchidos com sangue e inchar. No caso do nariz, os tecidos inchados podem bloquear as passagens nasais, o que leva a congestão nasal e dificulta a respiração.

Durante o momento do sexo e de excitação, o sistema nervoso simpático — responsável por preparar o organismo para situações de perigo e esforço intenso, como uma fuga — entra em ação. Da mesma forma, quando uma pessoa se exercita, os níveis de adrenalina aumentam e os vasos sanguíneos se contraem. Contraídos, os vasos ficam também mais estreitos.

Continua após a publicidade

Agora, voltando para o nariz, menos fluxo sanguíneo na região significa menos inflamação, já que o espaço que ela ocupava, literalmente, diminuiu. Em outras palavras, o nariz, que estava entupido, se descongestiona e é possível respirar com mais facilidade.

No entanto, um efeito colateral indesejado também pode ser desencadeado, segundo Benninger. Conforme o congestionamento é aliviado, o nariz pode escorrer. Eventualmente, isso pode acontecer tanto durante quanto depois da atividade sexual. Afinal, a secreção também está menos "presa".

Sexo contra congestionamento nasal: funciona sempre?

De acordo com o otorrinolaringologista, o efeito de descongestionamento nem sempre ocorre no mesmo grau. Além disso, a posição em que a pessoa esteve durante o sexo pode impactar diretamente o nível de alívio nasal. Por exemplo, se o indivíduo estiver deitado, de costas, o efeito será bem menor, porque os efeitos da gravidade serão menores. “É por isso que as pessoas têm dificuldade para respirar quando se deitam para dormir à noite”, ilustra o médico.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, depois do orgasmo, o sistema nervoso simpático cede espaço para o parassimpático. Este coloca o organismo em um estado de relaxamento e repouso. Inclusive, a frequência cardíaca começa a diminuir. Nesse ponto, o nariz começará a voltar, lentamente, ao normal em um intervalo de 45 minutos até uma hora. Aí, o congestionamento, provavelmente, também voltará.

Fonte: Cleveland Clinic