Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que acontece com nosso corpo durante o sexo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Julho de 2021 às 14h10

Link copiado!

 Sasin Tipchai/Pixabay
Sasin Tipchai/Pixabay

Não é de hoje que a ciência se concentra em trazer à tona as respostas que o corpo tem ao sexo. Na verdade, lá na década de 1960, os pesquisadores William Masters e Virginia Johnson inventaram o termo "ciclo de resposta sexual", que descreve o que acontece no corpo humano durante essa prática. 

Esse ciclo diz respeito a quatro fases. A primeira fase é chamada de Excitação, em que o coração bate mais rápido e a respiração fica mais pesada. Além disso, a pele pode ficar vermelha. O sangue flui para os órgãos genitais e os músculos de todo o corpo ficam tensos. Já a segunda fase é o Platô, onde as mudanças no corpo se intensificam e a respiração, os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentam, assim como a tensão muscular, que aumenta ainda mais.

A terceira fase desse ciclo é chamada de Orgasmo, onde a excitação sexual atinge seu ápice, com direito a uma série de contrações musculares intensas enquanto seu corpo libera a tensão. Os músculos das genitálias se contraem. A última fase consiste na resolução, onde se gasta energia reprimida, o corpo retorna ao seu estado pré-sexual e a respiração se acalma. Os músculos relaxam e os órgãos sexuais voltam ao tamanho e cor originais. As pessoas podem se sentir calmas, satisfeitas ou cansadas.

Continua após a publicidade

Mas claro que esse ciclo de quatro fases é uma maneira bastante resumida de descrever a resposta sexual humana, e o modelo de resposta sexual recebeu algumas atualizações ao longo dos anos. No final dos anos 1970, a terapeuta sexual Helen Singer Kaplan adicionou a fase de desejo ao ciclo. Em sua opinião, as pessoas precisam estar emocionalmente prontas para o sexo.

Em 2001, Rosemary Basson, professora de medicina sexual na University of British Columbia (Canadá), criou um modelo circular de resposta sexual. Suas ideias principais são que as pessoas fazem sexo por muitos motivos diferentes, não apenas por excitação. E cada parte do ciclo não precisa acontecer em uma ordem específica.

De qualquer forma, os especialistas recomendam que, se estiver insatisfeito com sua vida sexual, é preciso falar com seu médico. Se o problema não for físico, seu médico pode encaminhá-lo a um terapeuta sexual para ajudá-lo a resolver qualquer problema emocional, de relacionamento ou psicológico que esteja afetando sua vida sexual.

Continua após a publicidade

Fonte: WebMD