Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Remdesivir pode ser usado contra covid-19 em crianças, diz Anvisa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Novembro de 2022 às 11h24

Link copiado!

Gargantiopa/Envato Elements
Gargantiopa/Envato Elements

No tratamento da covid-19, médicos no Brasil poderão prescrever o remédio remdesivir — com o nome comercial de Veklury — para bebês e crianças com mais de 28 dias. O uso foi liberado após análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgada na segunda-feira (21).

Desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, o uso do remdesivir já era autorizado no Brasil, desde março de 2021. No entanto, a autorização da Anvisa permitia apenas a prescrição para adolescentes com mais de 12 anos e adultos. Dessa forma, o que ocorre, agora, é uma ampliação de uso.

Vale lembrar que, ontem, a Anvisa autorizou a venda em farmácias de outro medicamento contra a covid-19, o Paxlovid, da Pfizer. Ambas as medicações agem contra a evolução do coronavírus SARS-CoV-2 no organismo.

Continua após a publicidade

Quando usar o remdesivir contra a covid-19 em crianças?

Para crianças que estão com covid-19, o remdesivir poderá, agora, ser usada por aquelas que tenham mais de 28 dias e pesem pelo menos 3 kg. No público pediátrico, são duas possibilidades de prescrição:

  • Bebês e crianças que estão com pneumonia e precisam de administração suplementar de oxigênio. Isso significa que estes pacientes recebem oxigênio de baixo ou alto fluxo, ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento da covid-19;
  • Crianças com mais de 40 kg que não precisam de administração de oxigênio, mas que têm risco de evoluir para formas graves da doença (comorbidades).
Continua após a publicidade

Outros usos da medicação contra a covid-19?

Além das crianças, o remdesivir pode ser prescrito para pessoas com mais de 12 anos, pesando mais de 40 kg. No entanto, existem algumas diferenças referentes ao uso:

  • Prescrição quando há necessidade de administração suplementar de oxigênio devido à pneumonia;
  • Pessoas que não precisam de administração de oxigênio, mas que têm risco de evoluir para formas graves da covid-19.

Como usar o remédio Veklury?

Continua após a publicidade

Vale explicar que o remédio Veklury é um antiviral injetável, de uso hospitalar. "A substância age impedindo a replicação do coronavírus no organismo, diminuindo o processo de infecção", afirma a Anvisa, em nota. No momento, cerca de 50 países já autorizam o uso do medicamento contra a covid-19.

Fonte: Anvisa