Relatório faz alerta para depressão e suicídio entre profissionais da saúde

Relatório faz alerta para depressão e suicídio entre profissionais da saúde

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 14 de Janeiro de 2022 às 18h40
Jonathan Borba/Unsplash

Muito se diz a respeito do impacto da pandemia na saúde mental, mas um relatório da Organização Pan-Americana da Saúde, publicado na última quinta (13) lançou olhares para uma questão pouco lembrada: os altos índices de sintomas depressivos e pensamentos suicidas entre profissionais de saúde.

Segundo esse relatório, entre 14,7% e 22% dos profissionais de saúde entrevistados pela organização em 2020 demonstraram esses sintomas, enquanto 5% a 15% relataram os pensamentos voltados ao suicídio. Os pesquisadores descrevem que esse comportamento pode ter sido desencadeado por inúmeros fatores: individual, familiar, laboral e social.

"A pandemia evidenciou o desgaste do pessoal de saúde e em países onde o sistema de saúde entrou em colapso, eles sofreram com jornadas extenuantes e dilemas éticos que impactaram sua saúde mental", explica Anselm Hennis, diretor do Departamento de Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da Opas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Relatório faz alerta para depressão e suicídio entre profissionais da saúde (Imagem: FlamingoImages/envato)

"Os resultados mostram que em vários países há altas taxas de sintomas depressivos e pensamentos suicidas. A ideia do projeto não é apenas gerar evidências científicas de qualidade sobre a saúde mental dos profissionais de saúde, mas contribuir para gerar intervenções e políticas que possibilitem enfrentar as consequências negativas da pandemia de covid-19", diz o estudo, que chegou a contar com relatos de 14.502 profissionais de saúde, ao todo.

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde via UOL

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.