Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reino Unido investiga sublinhagem da variante Ômicron

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Janeiro de 2022 às 11h10

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

No começo de dezembro, um grupo de pesquisadores identificou uma sublinhagem (BA.2) da variante Ômicron, e nesta sexta (21), a agência de saúde do Reino Unido — UK Health Security Agency — classificou a BA.2 como uma "variante sob investigação". Por enquanto, essa nova "versão" não carrega o título de Variante de Preocupação.

Com a identificação da BA.2, a variante Ômicron original passou a ser conhecida nos bancos de dados da covid-19 como BA.1. Cerca de 2.093 casos sequenciados de BA.2 foram registrados em um banco de dados online que contempla 22 países, incluindo o Reino Unido.

No entanto, a evolução da Ômicron não é uma surpresa para as autoridades. “É da natureza dos vírus evoluir e sofrer mutações, então é de se esperar que continuemos a ver novas variantes surgirem. Nossa contínua análise genômica nos permite detectá-las e avaliar se são relevantes”, anunciou Meera Chand, diretora de incidentes da UK Health Security Agency.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o que se sabe é que a sublinhagem da Ômicron pode se propagar com mais facilidade e resistir mais às vacinas. Entretanto, os dados ainda são preliminares, e estudos ainda devem ser feitos.

Os pesquisadores também chegaram a expôr que a identificação exata da variante mutada é mais complexa, considerando que a Ômicron original pode ser identificada por um exame de PCR, o que parece não funcionar com a BA.2. Na prática, isso dificulta o rastreio da variante, que precisa ser feito da forma tradicional.

Fonte: Reuters, Sky News