Publicidade

Quem fuma todo dia pode estar encolhendo o cérebro

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
zamrznutitonovi/envato
zamrznutitonovi/envato

Segundo um estudo publicado no último dia 28 na plataforma medRxiv, fumar todos os dias pode encolher o cérebro. Para chegar a essa informação, os pesquisadores analisaram os dados de mais de 28 mil pessoas (fumantes e não fumantes), comparando a situação delas em 2006 e 2013.

Através dessa análise, os autores perceberam que os cérebros dos fumantes tinham volumes cerca de 7,1 centímetros cúbicos menores, em média. Essa diferença no volume cerebral incluiu a massa cinzenta e a substância branca. Na prática, o tabagismo diário causou uma diminuição de 5,5 centímetros cúbicos na massa cinzenta e 1,6 centímetro cúbico na substância branca.

O estudo também revelou que os participantes que fumavam com mais frequência apresentaram diferenças ainda maiores no volume de massa cinzenta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Enquanto isso, as pessoas que pararam de fumar há mais tempo tinham um pouco mais de massa cinzenta em seus cérebros, em comparação com aquelas que pararam recentemente.

A descoberta sugere que parar de fumar pode reverter ligeiramente o declínio do volume cerebral e aumentar o volume de massa cinzenta.

Os autores do estudo perceberam que as pessoas com maior risco genético eram mais propensas a fumar no passado, mas a genética, isoladamente, não estava ligada ao volume de massa cinzenta. Em vez disso, um histórico de tabagismo diário foi fortemente ligado ao volume de massa cinzenta.

A ideia reforça um estudo publicado no periódico Journal of Alzheimer's Disease em 2022, que afirma que fumar pode causar perda de memória. Anteriormente, o Canaltech já mostrou como a tecnologia pode ajudar a parar de fumar.

Fonte: medRxiv via Live Science

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*