Publicidade

Estudo descobre melhor idade para parar de fumar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Outubro de 2022 às 19h10

Link copiado!

Wirestock/Freepik
Wirestock/Freepik

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que o momento ideal parar de fumar é antes da pessoa completar 35 anos. Até essa idade, os efeitos do cigarro e da nicotina impactam pouco as taxas de mortalidade, de forma que elas se assemelham, em alguns parâmetros, com a de indivíduos que nunca tiveram o hábito de fumar.

Publicado na plataforma JAMA Network Open, o estudo que revela os benefícios de parar de fumar antes dos 35 anos foi liderado por cientistas de diferentes centros de pesquisa, como membros da Sociedade Americana contra o Câncer, nos Estados Unidos, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

"Entre homens e mulheres de diversos grupos raciais e étnicos, o tabagismo foi associado a pelo menos o dobro da taxa de mortalidade por todas as causas do que nunca fumar", afirmam os autores do estudo. Por outro lado, "parar de fumar, especialmente em idades mais jovens, foi relacionado a reduções substanciais no excesso relativo de mortalidade associado ao tabagismo contínuo", completam.

Continua após a publicidade

É fácil parar de fumar?

Vale lembrar que, todos os anos, cerca de 30% a 50% dos norte-americanos tentam deixar o vício do fumo. No entanto, as taxas de sucesso em abandonar a nicotina tendem a ser baixas. É estimado que, por ano, apenas 7,5% dos fumantes consigam. Apesar das vantagens de fazer isso enquanto mais jovem, benefícios também podem ser observados em pessoas mais velhas.

Entendo o estudo sobre o impacto do cigarro na saúde humana

Continua após a publicidade

Para medir o impacto do cigarro no risco de morte, os cientistas utilizaram dados sobre saúde de mais de 550 mil norte-americanos, coletados entre os anos de 1997 e 2019 (22 anos). Durante a pesquisa, 75 mil voluntários morreram e, a partir de inúmeras análises, a equipe calculou o impacto do hábito na saúde humana.

Segundo os autores, as descobertas associam o hábito contínuo de fumar com o maior risco de morte pelas três seguintes condições:

  • Câncer;
  • Doenças cardíacas;
  • Doenças respiratórias.

Largar o cigarro antes dos 35 reduz riscos consideravelmente

Continua após a publicidade

Segundo os autores do estudo, a melhor idade para parar de fumar é antes dos 35 anos. Neste momento, o risco de óbito por qualquer causa é semelhante ao de pessoas que nunca fumaram.

No entanto, é possível obter benefícios em outras idades também. Por exemplo, quem deixou de fumar entre 35 e 44 anos apresenta taxas que são de 10% a 20% maiores de morte em comparação com os nunca fumaram.

Em paralelo, "aproximadamente 70% das mortes por câncer, 60% das mortes por doenças cardiovasculares e mais de 90% das mortes por doenças respiratórias entre fumantes, que mantiveram o hábito ao longo da vida, foram atribuídas ao tabagismo", pontuam os cientistas.

Fonte: JAMA Network Open (1) e (2)