Quem bebe chá ou café parece ter menos risco de sofrer um AVC, diz estudo
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
O hábito de beber café ou chá pode estar relacionado com um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC) e demência, segundo um estudo da Tianjin Medical University (China). A pesquisa acompanhou 365 mil participantes com idades entre 50 e 74 por mais de uma década.
- 5 remédios naturais que combatem ansiedade
- Vai um cafezinho aí? Confira 6 benefícios do café para a saúde
- Cafeína reduz a massa cinzenta do cérebro mas não prejudica o sono, diz estudo
Durante o período da pesquisa, 5.079 dos participantes desenvolveram demência e 10.053 tiveram pelo menos um derrame. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam de duas a três xícaras de café ou de três a cinco xícaras de chá por dia tinham um risco 32% menor de derrame e 28% menor de demência em comparação com aquelas que não bebem chá ou café.
Em contrapartida, os cientistas alertam que o banco de dados utilizado reflete uma amostra relativamente saudável em relação à população em geral, o que pode restringir a capacidade. Embora seja possível que o café e o chá protejam contra derrame e demência, não é possível chegar a uma conclusão definitiva ainda.
A pesquisa sugere que o hábito de beber café sozinho ou em combinação com chá também está relacionado a menor risco de demência após o derrame, e a ideia é ajudar os médicos na prevenção e tratamento de AVC e demência. O artigo foi publicado na revista científica Plos Medicine. Vale lembrar que já explicamos como identificar um AVC.
Fonte: The Guardian