Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quantos passos é preciso dar por dia para reduzir as chances de mortalidade?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Setembro de 2021 às 14h50

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

Você já parou para pensar na quantidade de exercícios que precisa praticar para evitar problemas de saúde? É difícil chegar nessa resposta, até porque cada pessoa tem seu próprio metabolismo, mas um novo estudo pode trazer uma clareza sobre o assunto.

Segundo pesquisa realizada por cientistas de Massachusetts, um indivíduo precisa dar sete mil passos por dia para reduzir em 50% a 70% os riscos de mortalidade. Para chegar neste resultado, o estudo começou ainda em 2005, com mais de dois mil voluntários, entre homens e mulheres de todas as raças e na meia-idade, que foram acompanhados até 2018. 

As pessoas participantes, que tinham uma média de 45 anos no começo do estudo, precisaram usar dispositivos com acelerômetro para o monitoramento da contagem de passos diariamente, enquanto viviam suas vidas normalmente. Os pesquisadores concluíram, então, que a intensidade do passo, levando em conta a rapidez, não teve qualquer efeito sobre a mortalidade.

Continua após a publicidade

No entanto, o volume diário de passos foi o que mais trouxe proteção contra a morte. Antes deste estudo, outras pesquisas sugeriam que a quantidade de passos necessária seria 10 mil por dia, mas os cientistas refutaram essa resposta. "Dar mais de 10 mil passos por dia não foi associado com a redução futuro do risco de mortalidade", diz a pesquisa.

O número, no entanto, não é definitivo, e novos estudos trazendo tecnologias ainda melhores, que não estavam disponíveis em 2005, ainda podem surgir e trazer novos resultados. Mas a questão importante levantada pela pesquisa é que não importa a intensidade do exercício físico quando se fala em ter uma vida mais saudável, mas sim a duração e quantidade de movimento diário.

O estudo foi publicado na Jama Network

Continua após a publicidade

 

Fonte: Science Alert