Publicidade

Água engarrafada ou água da torneira: qual é melhor para o meio ambiente?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Agosto de 2021 às 16h31

Link copiado!

Envato/stevanovicigor
Envato/stevanovicigor

Não existe consumo sem impacto ambiental — e não seria diferente com a água que consumimos em garrafa. Em um novo estudo, pesquisadores tentaram descobrir quanta diferença existe entre os impactos causados pelo consumo da água engarrafada a e a consumida diretamente na torneira, descobrindo que a diferença é bem maior do que se pensava.

A equipe de pesquisadores selecionou Barcelona, na Espanha, como um caso de teste. De 1,35 milhão de pessoas que residem lá, cerca de 58% consomem água engarrafada com alguma frequência. O novo estudo avaliou qual seria o impacto se todos na cidade resolvessem consumir água em garrafa. Em termos financeiros, custaria um total de US$ 83,9 milhões a mais por ano, além de provocar a perda de milhares de espécies animais, em média, devido ao processamento das matérias-primas necessárias.

Continua após a publicidade

A pesquisa também observou que haveria cerca de 1.400 vezes mais impacto sobre os ecossistemas e 3.500 vezes mais custo em relação aos recursos, em relação a uma cidade que adotasse o consumo de água encanada e nada mais. "O maior impacto ambiental da água engarrafada foi atribuído à alta entrada de materiais (ou seja, embalagem) e energia necessária para a produção de água engarrafada em comparação com a água da torneira", relatam os autores.

Estes números são baseados na Avaliação do Ciclo de Vida (LCA, na sigla em inglês), já adotada por cientistas, que avalia a carga ambiental de um produto em toda a sua vida — da extração da matéria-prima ao descarte final. No entanto, neste estudo, a equipe combinou a LCA com uma avaliação semelhante, chamada Avaliação de Impacto na Saúde (HIA, na sigla em inglês), com o objetivo de estimar como cada tipo de consumo afeta a saúde. Apesar de o seno comum considerar a água de torneira e engarrafada igualmente seguras para consumo, a que vem de encanamentos pode conter produtos químicos, como o trialometano — associado ao câncer de bexiga.

Cristina Villanueva, principal autora do artigo e epidemiologista ambiental do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal, na sigla em inglês), explica que a qualidade da água encanada em Barcelona aumentou substancialmente desde a incorporação de tratamentos avançados nos últimos anos. "No entanto, esta melhoria considerável não foi refletida por um aumento no consumo de água encanada, o que sugere que o consumo de água pode ser motivado por fatores subjetivos diferentes da qualidade", acrescenta Villanueva.

Continua após a publicidade

De modo geral, o consumo de água engarrafada está aumentando, por isso é necessário que todos estejam por dentro das consequências ambientais relacionadas a isto — não apenas a produção de mais plástico, mas, principalmente, seu descarte. "Nossos resultados mostram que, considerando os efeitos ambientais e de saúde, a água da torneira é uma opção melhor do que a água engarrafada — pois esta gera uma gama maior de impactos", explica a epidemiologista Cathryn Tonne, co-autora do estudo publicado na Science of the Total Environment.

É seguro beber água da torneira no Brasil?

Em tese, é seguro, mas, quando se trata de Brasil, nem sempre a resposta é simples. Isso porque, sendo um país tão grande, a qualidade e a disponibilidade da água variam muito de acordo com cada região. Cada estado possui um órgão responsável pelo planejamento e execução dos serviços de saneamento, que inclui a distribuição da água, além do tratamento de esgotos.

Continua após a publicidade

Estes órgãos fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREGH), responsável por delinear e implementar a Política Nacional dos Recursos Hídricos. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem estabelece as regras, enquanto a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) atua como agência reguladora por fazer cumprir os objetivos da Lei das Águas no Brasil, mas, de modo geral, a qualidade e o acesso à água vai depender do gerenciamento local.

Por exemplo, na cidade de São Paulo, a água é fornecida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP), a qual garante que a água pode, sim, ser consumida diretamente da torneira. “A água fornecida pelas concessionárias de água segue as normas do Ministério da Saúde e é potável, com qualidade garantida”, segundo nota oficial da companhia. No entanto, é imprescindível que os locais de armazenamento da água, como cisternas, caixas d’águas e até mesmo os canos das casas, mantenham-se limpos para evitar uma eventual contaminação.

Como regra geral, a água própria para consumo deve apresentar três características: sem cheiro, sem cor e sem sabor. Caso a água não apesente um destes adjetivos, ela pode estar contaminada. Uma alternativa para garantir a segurança de se beber água da torneira é a instalação de um filtro que remova qualquer resíduo, microorganismos e até mesmo o excesso de cloro. Existem diversos modelos no mercado, para todos os bolsos — sua saúde e o meio ambiente agradecem.

Fonte: ScienceAlert, Cleanipedia, Sabesp