305 milhões! Veja quais vacinas o Brasil receberá até dezembro
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Para vacinar os brasileiros contra a covid-19, o Ministério da Saúde divulgou a lista atualizada de imunizantes que espera receber até dezembro, incluindo lotes da vacina da Janssen (Johnson & Johnson), da Pfizer/BioNTech e da Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz). A previsão inicial é de que mais de 305 milhões de imunizantes contra o coronavírus SARS-CoV-2 estejam disponíveis.
- Europa recomenda terceira dose de vacina contra covid a todos os adultos
- Argentina autoriza vacina contra covid-19 para crianças de 3 a 11 anos
- Brasil investiga uso de células-tronco no tratamento da covid-19
Até o momento, o Brasil possui 44,2% da população completamente imunizada — com duas doses ou com o imunizante de dose única —, segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa. Em números, 93,5 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal. De acordo com pesquisas, a porcentagem deve chegar a 75% para que a transmissão da covid-19 seja realmente controlada.
Quando se considera apenas a primeira dose da vacina contra a covid-19, 69,13% da população já inciou o processo de vacinação. Esse número equivale a 147.457.100 pessoas. Em paralelo, a dose de reforço já foi aplicada em 1.057.700 pessoas, ou seja, 0,5% da população brasileira.
Dessa forma, a Saúde terá três principais destinos para as novas doses: vacinar aqueles que ainda não receberam nenhuma dose; garantir que as pessoas completem o esquema vacinal; e proteger os grupos prioritários com a dose de reforço.
Quais vacinas contra a covid-19 o Brasil contratou?
Para fazer a conta de vacinas disponíveis até dezembro, a Saúde somou contratos com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) — incluindo a produção nacional que, neste momento, ainda está em fase de validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) — e com as farmacêuticas norte-americanas Pfizer e Janssen. Além disso, foram incluídos lotes que serão recebidos através do programa COVAX Facility, liderado pela Organização mundial da Saúde (OMS).
Veja a lista das vacinas e suas respectivas procedências:
- Fiocruz: 71.671.990 de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford;
- COVAX Facility: 5.119.200 de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford importadas;
- COVAX Facility: 23.510.999 de doses da vacina da Pfizer/BioNtech importadas;
- Pfizer: 4.036.500 de doses da vacina importadas do primeiro contrato estabelecido;
- Pfizer: 99.999.900 de doses da vacina importadas do segundo contrato estabelecido;
- Janssen: 36.198.450 de doses da vacina importadas;
Além destas, está "em tratativa" o recebimento de mais 35 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford com a Fiocruz e outras 30 milhões de doses da CoronaVac, através do Instituto Butantan. Ambos os valores foram incluídos na previsão de 305.537.039 doses de vacinas contra a covid-19.
Até o momento, não há um prazo exato para o recebimento destes novos lotes de vacinas contra o coronavírus. No entanto, sabe-se apenas da previsão de entrega para o Ministério da Saúde, que é até o último dia de 2021.
A seguir, veja a tabela de doses contra a covid-19 previstas para chegarem ao Brasil até o final deste ano:
Fonte: Com informações: Ministério da Saúde e G1