Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

305 milhões! Veja quais vacinas o Brasil receberá até dezembro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Outubro de 2021 às 12h42

Link copiado!

_Tempus_/Envato Elements
_Tempus_/Envato Elements

Para vacinar os brasileiros contra a covid-19, o Ministério da Saúde divulgou a lista atualizada de imunizantes que espera receber até dezembro, incluindo lotes da vacina da Janssen (Johnson & Johnson), da Pfizer/BioNTech e da Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz). A previsão inicial é de que mais de 305 milhões de imunizantes contra o coronavírus SARS-CoV-2 estejam disponíveis.

Até o momento, o Brasil possui 44,2% da população completamente imunizada — com duas doses ou com o imunizante de dose única —, segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa. Em números, 93,5 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal. De acordo com pesquisas, a porcentagem deve chegar a 75% para que a transmissão da covid-19 seja realmente controlada.

Continua após a publicidade

Quando se considera apenas a primeira dose da vacina contra a covid-19, 69,13% da população já inciou o processo de vacinação. Esse número equivale a 147.457.100 pessoas. Em paralelo, a dose de reforço já foi aplicada em 1.057.700 pessoas, ou seja, 0,5% da população brasileira.

Dessa forma, a Saúde terá três principais destinos para as novas doses: vacinar aqueles que ainda não receberam nenhuma dose; garantir que as pessoas completem o esquema vacinal; e proteger os grupos prioritários com a dose de reforço.

Quais vacinas contra a covid-19 o Brasil contratou?

Para fazer a conta de vacinas disponíveis até dezembro, a Saúde somou contratos com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) — incluindo a produção nacional que, neste momento, ainda está em fase de validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) — e com as farmacêuticas norte-americanas Pfizer e Janssen. Além disso, foram incluídos lotes que serão recebidos através do programa COVAX Facility, liderado pela Organização mundial da Saúde (OMS).

Continua após a publicidade

Veja a lista das vacinas e suas respectivas procedências:

  • Fiocruz: 71.671.990 de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford;
  • COVAX Facility: 5.119.200 de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford importadas;
  • COVAX Facility: 23.510.999 de doses da vacina da Pfizer/BioNtech importadas;
  • Pfizer: 4.036.500 de doses da vacina importadas do primeiro contrato estabelecido;
  • Pfizer:99.999.900 de doses da vacina importadas do segundo contrato estabelecido;
  • Janssen: 36.198.450 de doses da vacina importadas;

Além destas, está "em tratativa" o recebimento de mais 35 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford com a Fiocruz e outras 30 milhões de doses da CoronaVac, através do Instituto Butantan. Ambos os valores foram incluídos na previsão de 305.537.039 doses de vacinas contra a covid-19.

Até o momento, não há um prazo exato para o recebimento destes novos lotes de vacinas contra o coronavírus. No entanto, sabe-se apenas da previsão de entrega para o Ministério da Saúde, que é até o último dia de 2021.

Continua após a publicidade

A seguir, veja a tabela de doses contra a covid-19 previstas para chegarem ao Brasil até o final deste ano:

Fonte: Com informações: Ministério da Saúde e G1