Publicidade

Europa recomenda terceira dose de vacina contra covid a todos os adultos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Outubro de 2021 às 08h51

Link copiado!

Pfizer Brasil
Pfizer Brasil

Nesta segunda-feira (4), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que faz o papel da Anvisa na União Europeia, deu o aval para a aplicação da terceira dose da Comirnaty (Pfizer/BioNTech) e da Spikevax (Moderna) em adultos saudáveis. Com isso, a distribuição não será limitada apenas a grupos de risco.

Para a população de 18 a 55 anos, a agência recomenda o reforço vacinal, desde que se respeite um intervalo mínimo de seis meses em relação à segunda dose do imunizante.

Já para a população com sistema imunológico “severamente enfraquecido”, que inclui idosos e portadores de outras condições que podem agravar o desfecho da covid-19, a recomendação da agência é uma dose extra com um intervalo de 28 dias.

Continua após a publicidade

Apesar da liberação da agência europeia, países têm a prerrogativa de conduzirem suas próprias campanhas de imunização, e alguns deles já haviam começado a aplicar o reforço mesmo antes do parecer da EMA.

França, Alemanha e Bélgica, por exemplo, já haviam começado a aplicar a terceira dose em idosos e imunossuprimidos desde o mês passado. Já na República Checa e na Hungria, toda a população adulta já podia reforçar sua imunização.

O comunicado da EMA também menciona que a agência monitora os potenciais efeitos colaterais da terceira dose considerados muito raros, que podem incluir um riscos de inflamação cardíaca.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fonte: New York Times, EMA