Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Produtos químicos tóxicos podem prejudicar fertilidade em mulheres

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Março de 2023 às 10h20

Link copiado!

mimagephotography/envato
mimagephotography/envato

Segundo artigo publicado na revista Science of the Total Environment, produtos químicos tóxicos (utilizados em cosméticos, impermeabilizantes e extintores de incêndios) podem ter um impacto significativo na fertilidade das mulheres.

Segundo o grupo de cientistas, esses produtos podem interromper os hormônios reprodutivos e causar atraso no início da puberdade, além de levar ao aumento dos riscos de endometriose e síndrome dos ovários policísticos.

A equipe recrutou mais de 1.000 voluntárias, e cada participante foi acompanhada por vários meses para que os pesquisadores tivessem conhecimento de uma possível gravidez.

Continua após a publicidade

Os cientistas também mediram os níveis de diferentes tipos de produtos químicos no plasma e calcularam a probabilidade de gravidez. Essa análise revelou uma redução de cerca de 30% a 40% das chances de engravidar.

“O estudo sugere que as mulheres que planejam engravidar devem estar cientes dos efeitos nocivos dos produtos e tomar precauções para evitar a exposição". Esses produtos são conhecidos como químicos eternos, e já foram associados anteriormente a diversos malefícios, como o aumento do risco de câncer.

Anteriormente, pesquisas também alertaram uma alta quantidade de químicos eternos em inseticidas e pesticidas.

Fonte: Science of the Total Environment via Science Alert