Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prisão de ventre crônica está ligada ao declínio cognitivo no cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Julho de 2023 às 16h04

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

O corpo humano é um só, e é exatamente isso que diferentes estudos têm mostrado ao analisar o declínio cognitivo. Só que, pela primeira vez, cientistas observaram que há uma relação entre a constipação crônica — evacuar somente a cada três dias ou mais — e o nível de cognição de um indivíduo. Em outras palavras, um intestino saudável pode representar um cérebro saudável. A microbiota intestinal também parece ser fundamental.

A pesquisa pioneira em investigar o impacto da constipação severa foi apresentada, na quarta-feira (19), durante os encontros do Alzheimer's Association International Conference (AAIC), na Holanda. O estudo completo ainda não foi publicado em uma revista científica.

"Nossos sistemas [do organismo] estão todos interconectados", lembra Heather M. Snyder, da Alzheimer's Association, em nota. “Ainda assim, há muitas perguntas sem resposta sobre a conexão entre a saúde do nosso sistema digestivo e nossa função cognitiva de longo prazo”, pontua. O atual estudo é uma peça no complexo quebra-cabeça.

Continua após a publicidade

O que é constipação crônica?

Embora evacuação e fezes possam soar temas “sujos”, a constipação é um problema de saúde pública. Em números, cerca de 16% da população mundial adulta tem algum problema relacionado com a dificuldade de ir ao banheiro. Para pessoas mais velhas, a tendência é ainda maior.

Na maioria dos casos, a dificuldade é causada por um dos quatro fatores:

Continua após a publicidade
  • Dieta pobre em fibras e em polifenóis, sem frutas e legumes;
  • Falta de atividade física e sedentarismo;
  • Beber pouca água durante o dia;
  • Uso de medicamentos que causam a constipação como efeito adverso.

Agora, a constipação crônica é aquela marcada por uma dificuldade ainda maior de fazer cocô. Estes indivíduos chegam a ficar três dias sem evacuar. Quando a situação se torna frequente e dura mais que semanas, eles tendem a ter problemas inflamatórios, desequilíbrios hormonais e até questões envolvendo ansiedade ou depressão.

Dificuldade de ir ao banheiro afeta o cérebro

Para investigar o impacto da constipação severa no cérebro, pesquisadores do Brigham and Women's Hospital e da Harvard Medical School, ambos nos EUA, analisaram dados de saúde de 110 mil pessoas. Informações como a frequência de evacuação e detalhes sobre a função cognitiva foram coletados.

Continua após a publicidade

Cruzando os dados, foi possível observar que a ida menos frequente ao banheiro está relacionada com a piora da função cognitiva. Para dimensionar o problema, os participantes constipados tinham, em média, 3 anos a mais de envelhecimento cognitivo cronológico do que as pessoas saudáveis na mesma faixa etária.

“Esses resultados enfatizam a importância dos médicos discutirem a saúde intestinal, especialmente a constipação, com seus pacientes mais velhos”, afirma Dong Wang, um dos autores do estudo.

Em outra pesquisa recente, cientistas demonstraram que as bactérias intestinais — através da produção de determinados compostos, como os ácidos graxos — afetam o comportamento das células imunológicas em todo o corpo, incluindo o cérebro. Este achado só reforça a importância do intestino e de ir ao banheiro regularmente para a saúde de todo o organismo.

Fonte: AAIC