Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Variante Delta: qual a proteção oferecida pela primeira dose das vacinas no BR?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Agosto de 2021 às 08h30

Link copiado!

IciakPhotos/Envato Elements
IciakPhotos/Envato Elements

Você tomou ou conhece quem já se imunizou com apenas a primeira dose da vacina contra COVID aqui no Brasil? Faz ideia do quanto ela protege contra a variante Delta? Jarbas Barbosa, epidemiologista e vice-diretor da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), revelou em entrevista que somente a primeira dose de uma vacina contra a COVID-19 não é suficiente para proteger contra a variante Delta. "A proteção somente da primeira dose é de 30%, ou seja, muito baixa. A média da América Latina está ao redor de 16% de cobertura vacinal, ou seja, ainda não completamos sequer a proteção dos grupos mais vulneráveis, que devem representar 20% da população", explica Barbosa. A declaração foi feita à CNN.

Ainda de acordo com o epidemiologista, com base em estudos, para que o Brasil consiga controlar a transmissão do vírus, a taxa de vacinação com as duas doses deve ser de 70% a 80%, com chance de a média elevar para 90%. Para chegar nessa porcentagem, será preciso vacinar também adolescentes e crianças. O médico pontua que somente a vacinação não é suficiente para o combate do vírus, sendo preciso ainda manter as medidas de segurança, como o distanciamento e isolamento social, além do uso de máscaras.

Continua após a publicidade

A variante Delta vem sendo uma preocupação no combate à pandemia, principalmente nos Estados Unidos, onde os casos vêm aumentando em um cenário pós-relaxamento das medidas de prevenção. De acordo com alguns estudos realizados em junho e julho, cientistas descobriram que pessoas infectadas pela variante Delta e que não foram vacinadas têm o risco dobrado de desenvolver uma forma grave da COVID-19.

Fonte: CNN