Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prefeitura do Rio torna opcional uso de máscaras em locais abertos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Outubro de 2021 às 11h39

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

A partir desta quarta-feira (27), o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 se torna item opcional em locais abertos na cidade do Rio de Janeiro, como praias, parques e ruas. A medida se apoia em um decreto publicado na última edição do Diário Oficial do Município e foi recomendada pelo comitê de especialistas da prefeitura.

Se ocorre a liberação do uso do equipamento de proteção contra a covid-19 em lugares abertos, ainda "fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e em transportes públicos", segundo o decreto. Não há previsão de quando a medida poderá ser flexibilizada.

Continua após a publicidade

Além disso, o funcionamento de boates, danceterias, pistas e salões de dança está liberado com até 50% da capacidade. Eventos em locais abertos, com lotação máxima de mil pessoas com manutenção do uso de máscara, não precisarão mais de autorização especial e estão autorizados.

Vale lembrar que a cidade adota o passaporte da vacina para algumas atividades, como a presença em eventos esportivos. Pelo decreto, "considera-se o esquema vacinal completo pessoas acima de 60 anos, após 14 dias da dose de reforço, e pessoas de 15 a 59 anos, após 14 dias da segunda dose da vacina".

Taxa de vacinação na cidade do Rio

"Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada", explicou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sobre a medida que flexibiliza o uso de máscaras contra a covid-19. Segundo a prefeitura, o quadro epidemiológico continuará a ser monitorado e, em caso de piora, a decisão pode ser revista.

Continua após a publicidade

"Quem quer continuar usando máscara, não tem proibição nenhuma", acrescentou o prefeito. Inclusive, a autoridade pública espera que as pessoas tenham consciência coletiva em relação às aglomerações em locais abertos.

De acordo com o decreto, "a partir do momento que o Município do Rio de Janeiro alcançar o índice de 75% da população com duas doses de vacina ou dose única, a obrigatoriedade do uso de máscaras ficará mantida somente para transportes públicos e áreas hospitalares sensíveis".

Para acessar a edição do Diário Oficial do Município que inclui o decreto sobre as máscaras, clique aqui.

Fonte: Com informações: Agência Brasil