SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Por que paramos de espirrar ao colocar o dedo perto do nariz?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Novembro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Towfiqu barbhuiya/Unsplash

É bem provável que você já tenha percebido que colocar o dedo sob o nariz pode impedir um espirro. Entretanto, poucas pessoas sabem por que isso realmente acontece. O segredo está no nervo trigêmeo, que desempenha um papel importante na regulação de várias funções sensoriais e motoras da face.

Os nervos trigêmeos esquerdo e direito transportam informações sensoriais da face para o cérebro. Isso inclui informações sensoriais de toque, dor e irritação da pele facial e do interior do nariz e da boca. Dentro de cada nervo trigêmeo existem milhares de ramos nervosos individuais, cada um carregando um tipo específico de informação sensorial.

O espirro pode ser definido como um reflexo respiratório que envolve a expulsão súbita de ar dos pulmões pela boca e pelo nariz, e esse nervo trigêmeo está diretamente relacionado ao espirro devido à sua conexão com a sensibilidade da área nasal e da mucosa.

Continua após a publicidade

Quando ocorre uma irritação nas vias aéreas superiores, como a presença de partículas estranhas, alérgenos ou outros irritantes no nariz, o trigêmeo pode ser estimulado. Se isso acontece, o nervo pode enviar sinais para o cérebro, desencadeando o reflexo do espirro como uma forma de limpar as vias aéreas de substâncias irritantes.

Por que colocar o dedo debaixo do nariz impede o espirro?

Tocar o nariz estimula o nervo trigêmeo com o objetivo de dizer aos neurônios para “fecharem o portão”. Isso pode impedir que os sinais irritantes cheguem ao cérebro e provoquem espirros.

Continua após a publicidade

O reflexo do espirro envolve uma rápida inspiração seguida de uma expiração explosiva para expulsar as partículas irritantes. Então, colocar o dedo perto do nariz pode interromper esse processo ao pressionar ou bloquear a área irritada e evitar que esse reflexo seja desencadeado.

Na prática, o cérebro recebe um feedback sensorial de que algo está bloqueando a área nasal e, como resultado, o reflexo do espirro é inibido.

Segurar espirro faz mal?

No entanto, não é uma prática recomendada, pois segurar espirro faz mal. Cientistas afirmam que isso aumenta muito a pressão dentro do sistema respiratório para um nível de cerca de 5 a 24 vezes a causada pelo próprio espirro.

Continua após a publicidade

Manter essa pressão adicional dentro do corpo pode causar lesões potenciais, que podem ser graves. Algumas dessas lesões incluem tímpano rompido, infecção de ouvido, vasos sanguíneos danificados nos olhos, nariz ou tímpanos, lesão do diafragma, danos na garganta e costelas quebradas. Por isso, colocar o dedo perto do nariz impede o espirro, mas isso não significa que você deva fazer!

Fonte: International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry