Segurar espirro faz mal? Confira 5 curiosidades sobre o ato de espirrar!

Segurar espirro faz mal? Confira 5 curiosidades sobre o ato de espirrar!

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 27 de Outubro de 2021 às 08h30
LightFieldStudios/envato

Nosso corpo nos faz espirrar quando sente que há algo no nariz que não deveria estar ali, o que pode incluir bactérias, sujeira, poeira, mofo, fumaça, etc. Por isso, o espirro ajuda a evitar o adoecimento. Mas nem sempre nos encontramos diante de um ambiente propício para isso. Em um lugar lotado, por exemplo, é comum ficar tentado a segurar um espirro. Mas será que segurar o espirro faz mal? Com isso em mente, separamos cinco curiosidades sobre o ato de espirrar.

Qual a velocidade do espirro?

Você já parou para pensar em quão rápido o espirro pode ser? De acordo com a estimativa dos especialistas, a velocidade do ar expelido durante o espirro pode chegar a até 160 km/h. E é justamente por causa dessa velocidade (e, claro, e da quantidade de micro-organismos presentes no muco) que muitas doenças são transmitidas pelo espirro, entre elas a gripe, a covid e o resfriado comum.

É possível espirrar sem fechar os olhos

Apesar do mito popular de que espirrar com os olhos abertos faça com que eles saltem, na verdade é possível manter os olhos abertos ao espirrar. A verdadeira questão é que fechar os olhos durante um espirro é um reflexo autônomo. Isso significa que o corpo faz isso inconscientemente. Os cientistas acreditam que as pessoas fecham os olhos quando espirram para diminuir a probabilidade de os germes entrarem neles. Sendo assim, é possível lutar contra esse reflexo e intencionalmente manter os olhos abertos, mas a recomendação é mantê-los fechados mesmo, para evitar que os germes expelidos no espirro acabem atingindo os olhos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Espirro "reinicia as configurações" do nariz

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia relataram em meio a um estudo publicado no Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology que, de vez em quando, precisamos "reiniciar" nossa cavidade nasal, e é exatamente isso que fazemos quando espirramos. O estudo descobriu que as células ciliadas da mucosa nasal são reconfiguradas quando espirramos, reativando todo o ambiente interno do nosso nariz. 

 (Imagem: leungchopan/envato)

Por que o espirro faz barulho?

Sob o ponto de vista dos especialistas, o barulho que se faz ao espirrar é o resultado do ar que escapa da boca ou do nariz. Geralmente, quanto mais ar se inspira, mais alto será o espirro. Assim como fechar os olhos, inspirar antes de um espirro é em grande parte um reflexo, mas que também pode ser controlado conscientemente.

Segurar o espirro faz mal?

E finalmente: segurar o espirro é prejudicial? Neste estudo, cientistas afirmam que prender o espirro aumenta muito a pressão dentro do sistema respiratório para um nível de cerca de 5 a 24 vezes a causada pelo próprio espirro. Os especialistas dizem que manter essa pressão adicional dentro do corpo pode causar lesões potenciais, que podem ser graves. Algumas dessas lesões incluem:

  • Tímpano rompido
  • Infecção de ouvido
  • Vasos sanguíneos danificados nos olhos, nariz ou tímpanos
  • Lesão do diafragma
  • Danos na garganta
  • Costelas quebradas

A conclusão que se tira é que, o melhor mesmo, é não segurar!

Fonte: Healthline, The Conversation, The Healthy

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.