Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que as pessoas espirram após olhar para o sol?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Agosto de 2023 às 12h51

Link copiado!

Freepik
Freepik

O espirro está quase sempre associado com algum agente infeccioso, como a gripe, ou alguma alergia, como o pó ou o pelo de gato. Curiosamente, algumas pessoas podem espirrar quando olham para o sol por causas genéticas ainda pouco compreendidas. Em casos mais raros, qualquer mudança brusca na quantidade de luz, independente dos raios de sol, em um ambiente interno, pode provocar a reação.

A condição que leva uma pessoa a espirrar após ver o sol recebe inúmeros nomes, como reflexo do espirro fótico ou ainda Síndrome de explosão helio-oftálmica autossômica dominante (Achoo, em inglês). Na sigla, há uma piada interna para os nativos, já que o “achoo” é a onomatopeia que substitui o nosso “atchim” (espirro) na língua inglesa.

Por que olhar para o sol ajuda a espirrar?

Continua após a publicidade

“O espirro é para o nariz o que a tosse é para o pulmão”, ou seja, uma forma de expulsar agentes incômodos, explica o médico alergista David Lang, da Cleveland Clinic, em artigo. Só que, no caso do espirro fótico, a relação é diferente. “Os ‘espirros solares’ são uma resposta exagerada que ocorre com a exposição à luz forte”, pontua Lang.

Uma das explicações por trás do fenômeno está relacionada com o nervo óptico e o nervo trigêmeo — que é um dos principais da face. Nestas pessoas, eles estão muito próximos, então, quando há um estímulo de luz muito forte, o nervo óptico pode ativar acidentalmente o trigêmeo, fazendo com que a pessoa espirre. Outra explicação pode estar relacionada com a desregulação temporária do sistema visual no cérebro.

Por outro lado, sabe-se que essa característica de espirrar com a luz solar pode ser herdada geneticamente, sendo ela dominante. Dessa forma, a pessoa que tem um dos pais com a condição tem boas chances (50%) de nascer com a mesma característica, segundo Lang.

Quão comum é espirrar ao ver a luz do sol?

O espirro fótico pode se manifestar de diferentes maneiras. Por exemplo, algumas pessoas espirram uma única vez, enquanto outras têm crises com inúmeros espirros. Outro fator que diferencia os casos são as intensidades de luz necessárias para ativar o mecanismo.

"Cerca de um em cada quatro indivíduos que já tem uma sensação de formigamento no nariz espirra em resposta à luz solar, mas o espirro fótico ‘puro’ é muito menos comum”, afirma artigo disponível no Medical Genetics Summaries (MGS).

Continua após a publicidade

Para a maioria das pessoas, conviver com a condição não é um problema, ainda mais quando não são tão sensíveis. No entanto, a síndrome pode ser um problema para pessoas que dirigem ao sair de um túnel na estrada ou para pilotos de avião.

Dá para testar a sensibilidade à luz solar

Como a probabilidade de ter a forma mais leve da condição é maior, é possível fazer um teste bem simples para entender se você tem ou não a síndrome: quando estiver com um incômodo no nariz, tente olhar para o sol e observe como o seu corpo responde. Alguns pacientes descobrem o quadro após um exame de retina, quando uma luz é projetada diretamente nos olhos.

Independente do motivo, é sempre importante lembrar que, se for espirrar, espirre para valer. JSegurar um espirro, tampando o nariz, pode causar alguns danos internos.

Continua após a publicidade

Fonte: Cleveland Clinic, MGS e CBS News