Publicidade

Todo mundo cutuca nariz, e sabemos que tem gente que come catarro: isso faz mal?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Agosto de 2021 às 16h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Pode ser uma daquelas questões que nunca passa na nossa cabeça, mas: tirar meleca do nariz toda hora é prejudicial à saúde? Para descobrir isso, alguns pesquisadores se dedicaram a analisar as possibilidades daquela famosa "limpada no salão". 

Segundo os especialistas, existem alguns prós e contras nessa prática. No que diz respeito a comer meleca (cujo termo sério é mucofagia, veja só). Acontece que tirar as melecas do nariz pode causar danos, na forma de infecções por estafilococos. Ela ocorre por bactérias normalmente encontradas na pele ou no nariz, e pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns incluem furúnculos e bolhas purulentas na mucosa nasal. Inclusive, os estafilococos também podem causar intoxicação alimentar, resultando em náuseas, vômitos e dor de estômago.

Pessoas que cutucam o nariz compulsivamente também correm o risco de infecção ao criarem feridas internas. Já houve casos extremos em que a pessoa conseguiu danificar parte da parede nasal que separa as narinas, que recobre o septo, além de provocar sangramentos e lesões.

Continua após a publicidade

Em tempos de pandemia, então, o cuidado na hora de tirar aquela eventual "caquinha" deve ser redobrado: com coronavírus se espalhando tanto por aí, levar o dedo sujo ao nariz pode trazer uma infecção e a pessoa pode pegar COVID-19, já que as vias aéreas superiores são a porta de entrada para o SARS-CoV-2. 

E comer catarro? Faz mal?

Há quem defenda que a mucofagia pode trazer benefícios. É o caso de um médico chamado Friedrich Bischinger, que afirma que é uma boa maneira de estimular seu sistema imunológico e até encoraja que crianças comam meleca por esse motivo. No entanto, não há realmente nenhuma evidência para apoiar essa afirmação, principalmente porque o catarro do nariz captura germes e micróbios e os impede de penetrar no corpo, funcionando como uma armadilha grudenta. Não parece ser uma boa ideia, na prática, comer esses germes e micróbios embebidos em meleca, parece?

Continua após a publicidade

Há alguns anos, aliás, surgiram notícias de que comer meleca de nariz poderia ser bom para os dentes, visto que as mucinas  (proteínas do muco) protegem os sulcos da superfície dental de serem preenchidos por certas bactérias, mas isso foi baseado em um estudo que analisou o muco salivar, ou seja... não se sabe quantas melecas você teria de espalhar nos dentes para produzir o mesmo efeito.

Em resumo, é melhor evitar enfiar o dedo e comer o conteúdo de suas narinas. O ideal — e mais higiênico — é apenas assoar o nariz e se livrar de possíveis encrencas, mesmo que alguém esteja olhando.

Fonte: IFLScience