Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que nossa barriga ronca?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Novembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

Elionas2/Pixabay
Elionas2/Pixabay

Todos nós experimentamos, em algum momento, aquele barulho gástrico em nossas barrigas. E ele vem em qualquer ocasião — num encontro, em uma conversa com o chefe ou nas reuniões. Parece que está esperando o momento exato para aparecer. E sim, você já deve ter ouvido dizer que seu estômago está roncando de fome. Mas, afinal, o que realmente causa esse ruído?

Para além das especulações populares, essa situação tem o nome científico de "borborigmo" e, na verdade, não ocorre no seu estômago — sim, você foi enganado. Como explicou Laurence Bailen, professor da Escola de Medicina da Universidade Tufts, em Massachusetts, EUA, esse ruído, normalmente, “é um gás excessivo movendo-se para frente e para trás nos intestinos."

Não se assuste se isso ocorrer várias vezes durante o dia. Esse processo é comum e aparece após as refeições como parte do processo digestivo — que aumenta o funcionamento gástrico e intestinal. Apesar disso, mesmo em situações de jejum, temos essas contrações rítmicas sequenciais.

Continua após a publicidade


Origem do ronco da barriga

Ainda não está claro por que sua barriga ronca quando você não come por um longo período de tempo. Segundo Bailen, isso pode significar que o corpo está tendo baixo nível de açúcar no sangue e que seus intestinos não conseguem obter nutrientes suficientes. Por isso, ele está "alertando" que você deve comer. "Colocar comida em seu sistema geralmente acalma o barulho, porque ela vai ocupar espaço e seus músculos digestivos se tornam mais focados em quebrar e absorver a comida do que em mover o ar”, explicou.

Outra possibilidade é que, ao comermos ou bebermos algo, uma quantidade de ar acompanha o alimento e se aloca em nosso trato gastrointestinal. Por isso as mães sempre dizem aos filhos: "não fale enquanto come", ou "mastigue com a boca fechada". Elas sabem das coisas!

O aparelho gastrointestinal é responsável pela digestão dos alimentos e tem estruturas que absorvem nutrientes e excretam o que o organismo não necessita, Nesse processo, os movimentos peristálticos (espécie de contração para impulsionar o que está no interior do órgão) podem causar o famoso ronco na barriga.

Continua após a publicidade

Diferença de ruídos

Nem sempre os barulhos no abdômen significam que está tudo bem. Diferente do "ronco de fome", algumas situações que a barriga apresente algum ruído podem significar que algo está errado. Normalmente, isso envolve doenças gastrointestinais como alterações metabólicas ou uma fase tardia de obstrução intestinal.

Alguns fatores que aumentam a fermentação de carboidratos pelas bactérias intestinais, como intolerância à lactose, à frutose e ao glúten (doença celíaca) também podem provocar um borborigmo.

De maneira geral, aquele barulho é comumente associado à fome, em algumas condições, é totalmente normal e pode acontecer de maneira suave ou intensa. Contudo, a ausência total do ruído ou uma situação muito frequente, acompanhada de outros sintomas, pode significar doenças mais sérias, que precisam de acompanhamento médico.

Continua após a publicidade

Fonte: Web MD