O que acontece com o organismo quando ingerimos muito sal?

O que acontece com o organismo quando ingerimos muito sal?

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 25 de Agosto de 2021 às 18h30
8photo/Freepik

O sal de cozinha é um grande aliado na prática culinária, deixando a comida ainda mais saborosa e temperadinha. Além disso, o mineral, composto de cloreto de sódio, também é importante para o funcionamento do organismo. Enquanto o sódio regula o fluxo e a pressão sanguínea, e ainda media a comunicação entre os nervos e as fibras do músculo, o cloreto ajuda na digestão.

O consumo exagerado de sal, no entanto, assim como muitas outras substâncias, faz mal à saúde, e a principal causa é a desidratação. Quando o organismo recebe muito sódio, os rins, responsáveis por filtrar os resíduos do sangue, retêm mais água. Isso acaba resultando em inchaços nas mãos, braços, pés, tornezelos e pernas, o que é chamado de edema. E essa retenção de água pelos rins, quando frequente, traz resultados ainda mais indesejados no futuro, como a hipertensão. 

Imagem: Reprodução/Racool_studio/Freepik

Os rins já contam com uma proporção adequada de sódio, potássio e água, e quando os órgãos tentam corrigir o equilíbrio entre sódio e água, a pessoa sente muita sede. Então, surgem dois problemas: beber água demais pode piorar o edema e a pressão arterial, e beber pouca água pode forçar o organismo a absorver água de outras células, resultando em desidratação. É por isso que pessoas que consumem altas quantidades de sódio têm o costume de urinar com frequência, devido ao excesso de água que precisa ser liberado. Com isso, acabam indo junto muitas substâncias importantes, como cálcio, que fortalece ossos e dentes, resultando em chances de desenvolver osteoporose.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além da hipertensão e desidratação, estudos tentam desvendar o motivo de o excesso de sal provocar úlceras, infecções e até câncer de estômago. Entre as possibilidades estudadas até o momento está a suspeita de que o sódio pode romper a mucosa do estômago. Os pesquisadores também dizem que a substância pode afetar a função cognitiva, mas ainda não há pesquisas que comprovem essa hipótese.

O sal (ou sódio), de fato, pode trazer graves problemas à saúde quando consumido em excesso. A recomendação diária é de 2.300 miligramas de ingestão de sódio para que não haja problemas, então é importante saber usar as quantidades certas de sal na sua cozinha para não ter problemas no futuro, e se possível buscar ajuda de um profissional da nutrição para fazer esse controle.

Fonte: Popular Science  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.