Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não era no braço? Por que Joinville aplica vacina da COVID na região do glúteo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Agosto de 2021 às 16h40

Link copiado!

RF._.studio/Pexels
RF._.studio/Pexels

Neste final de semana, a companha de vacinação contra a COVID-19 da cidade de Joinville, em Santa Catarina, viralizou nas redes sociais. Tudo porque o município tem aplicado os imunizantes contra o coronavírus SARS-CoV-2 no músculo do ventroglúteo, que está próximo ao glúteo. No país, a maioria das cidades brasileiras optou por aplicar a injeção no braço.

Com mais de 90 mil likes, o tweet que circulou nas redes sociais brincava com o fato de quase ninguém de Joinville postar uma foto do momento da vacinação. Afinal, seria preciso divulgar uma imagem com parte da calça arriada. Em resposta a essa postagem, alguns moradores do local compartilharam imagens do momento da imunização, mostrando que era possível fazer o clique.

Continua após a publicidade

Passada a curiosidade da vacina da COVID-19 que é quase aplicada no glúteo e da enxurrada de postagens, vale se questionar se este lugar é, de fato, recomendado para este tipo de imunização. Segundo especialistas, este músculo pode ser considerado, sem problemas.

Dá para aplicar vacina da COVID-19 perto do glúteo?

"Como já é rotina de outras vacinas, nós optamos pelo ventroglúteo", defendeu a gerente de Vigilância em Saúde de Joinville, Fabiana Almeida, para o G1. Além disso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) explicou que este local não afeta a eficácia do imunizante quando se compara com o músculo deltoide (braço).

Continua após a publicidade

"Esse músculo é maior, é livre de nervos. Desde que o profissional da saúde tenha capacitação para delimitar esse músculo, é uma opção", esclareceu a gerente de Imunização da Dive, Arieli Fialho. No entanto, Fialho explicou que as bulas das vacinas contra a COVID-19 focam mais no deltoide. "A vacinação é intramuscular. Geralmente, as bulas vêm com orientação de deltoide, mas não significa que não possa ser feita em outros músculos", completou.

"Na literatura, [o ventroglúteo] é um dos locais mais seguros para se utilizar, para administrar vacinas intramusculares em qualquer faixa etária. Incluindo que o próprio PNI [Plano Nacional de Imunização] emitiu uma nota recentemente colocando o ventroglúteo como alternativo para a administração das vacinas da COVID-19", comentou a enfermeira Evelin Plácido, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM-SP).

Fonte: Com informações: G1