Publicidade

Por que algumas culturas colocam sal no café?

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
5PH/Envato
5PH/Envato

Pode parecer loucura, mas colocar sal no café remove parte do amargor e realça os outros sabores, e isso é científico! Acontece que o cloreto de sódio é extremamente eficaz na supressão do amargor, em todos os tipos de alimentos.

Ao anular a percepção do amargor, o sal permite que outros sabores, como o doce ou umami, venham à tona e realmente se destaquem. Estudos indicam diferentes receptores sensíveis a tipos específicos de sabores, e o receptor de sal é conhecido como canal de sódio epitelial, ou ENaC. Por sua vez, os receptores do sabor amargo pertencem a uma família conhecida como TAS2Rs .

Pesquisas já provaram que o sal é eficaz em mascarar o amargor. Ainda não está totalmente claro como essa supressão funciona, mas cientistas já chegaram a apontar que, em altas concentrações, o sal também ativa os receptores azedo e amargo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O amargor do café surge quando ele é torrado em preparação para a fermentação. Esse processo forma compostos chamados lactonas de ácido clorogênico e, em torras mais escuras, fenilindanos, que resultam da quebra do ácido clorogênico.

Existem lugares onde é costume colocar sal no café para realçar o sabor, como o Vietnã, mas o acréscimo de leite condensado torna a bebida próxima de um caramelo salgado.

Na Turquia, é tradicional que a noiva prepare café com sal para seu futuro marido e sua família como uma cerimônia pré-matrimonial informal. Enquanto isso, o café com sal marinho, que consiste em espuma de leite salgado em cima, é uma bebida popular em Taiwan. No norte da Escandinávia, os consumidores adicionam sal ao café coado há décadas.

Café faz bem?

De qualquer forma, café já foi associado a diversos benefícios para a saúde. Para se ter uma noção, beber duas a três xícaras por dia pode prolongar nossos anos de vida. Na mesma linha de raciocínio, a famosa bebida pode reduzir o risco de morte precoce. O truque é, claro, moderar no consumo e na quantidade de açúcar, uma vez que o café de verdade já é levemente adocicado.

Fonte: Perfect Daily Grind, Science Alert