Pixel 8 Pro é tão preciso quanto termômetro médico, diz Google
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
O Pixel 8 Pro pode medir a temperatura, e esse é um dos seus grandes diferenciais. Isso por conta de um sensor infravermelho próximo à câmera traseira, que no lançamento do smartphone foi usado para registrar a temperatura de um objeto, mas que agora, com o aval da FDA (Food and Drug Administration, órgão de saúde dos EUA) também ajuda a aferir a temperatura corporal.
- Termômetros: conheça as diferenças entre eles e saiba como usar
- Como saber se estou com febre se não tenho termômetro?
Uma vez que os termômetros são dispositivos médicos regulamentados, a equipe do Google precisou colocar o sensor em testes rigorosos, além de passar por uma revisão criteriosa da FDA antes de poder lançar o recurso.
Em comunicado oficial veiculado pelo próprio Google, Jim Taylor (pediatra e pesquisador do Google Health) conta que esses testes mostraram uma capacidade do algoritmo de software de calcular a temperatura corporal na faixa de 36,1°C a 40 °C com uma margem de erro de 0,3 °C, quando comparado com um termômetro profissional aprovado pela FDA.
"Em termos gerais, isso significa que o recurso de temperatura corporal do Pixel é tão preciso quanto outros termômetros de artéria temporal", diz a publicação.
A equipe conta que, como parte do processo, foi necessário "fazer um estudo de validação clínica, o que significa que o produto foi testado em um grande número de participantes”.
De acordo com a empresa, o recurso pode ser executado no telefone sem qualquer conexão com a internet, então está disponível mesmo se você estiver viajando ou em uma área sem sinal.
Por que a FDA precisou aprovar?
A FDA desempenha um papel crucial na regulamentação e aprovação de dispositivos médicos, incluindo aqueles integrados a smartphones, que são destinados a medir parâmetros de saúde. É o caso da temperatura com sensores infravermelhos.
O órgão tem a responsabilidade de garantir a segurança e eficácia dos dispositivos médicos, e sua avaliação assegura que os dispositivos atendam a padrões rigorosos de segurança e ainda forneçam medidas precisas e úteis — o que é particularmente importante nesse caso, já que a precisão é crucial para garantir que as leituras de temperatura sejam confiáveis.
Como medir a temperatura com o Pixel 8 Pro
Para medir a temperatura corporal usando no Pixel 8 Pro, o procedimento é simples: basta apontar a câmera traseira para a testa e fazer o movimento. No comunicado, o Google explica que os dados do sensor infravermelho são passados para um algoritmo de cálculo da temperatura que será exibida no seu aparelho, alimentado pelo chip Tensor G3.
O campo de visão do sensor infravermelho do Pixel 8 Pro (mais de 130 graus) faz com que a ferramenta possa detectar calor além da testa quando o telefone está muito longe. "É basicamente um grande cone que o sensor capta. As artérias são relativamente pequenas, então quanto mais perto você estiver, mais precisa será a leitura”, explica Ravi Narasimhan, líder técnico de pesquisa e desenvolvimento do Google.