Publicidade

Piscar melhora visão e promove estimulação da retina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Abril de 2024 às 11h46

Link copiado!

Jonathan Safa/Unsplash
Jonathan Safa/Unsplash

Piscar é um detalhe curioso, porque é como respirar: acontece o tempo todo sem a gente perceber, e só de falar sobre, já interrompe e atrapalha esse processo "automático". Mas você sabia que essa prática pode ser muito mais benéfico do que pensávamos? Segundo um novo estudo divulgado na PNAS, piscar melhoa a visão e aumenta o poder de estimulação da retina.

Segundo os pesquisadores da Columbia University (EUA), o simples ato de piscar os olhos já é suficiente para aumentar a visibilidade de forma significativa.

"Piscar os olhos não é simplesmente um mecanismo para refrescar o filme lacrimal, mas atua como um estágio de processamento de informações. Ao modular a entrada visual para a retina, as piscadas reformatam efetivamente as informações espaciais no domínio temporal, produzindo sinais que enfatizam informações de baixa resolução sobre a estrutura global da cena visual", diz o artigo.

Continua após a publicidade

Até então, o que se acreditava era que piscar pudesse interromper a atividade dos neurônios que respondem a estímulos visuais, e não de uma forma positiva. No entanto, a descoberta chega para discordar dessa impressão.

"Ao contrário da suposição comum, o piscar de olhos facilita — em vez de perturbar — o processamento visual", esclarece a pesquisa. O grupo completa que esse "aprimoramento perceptivo ocorre independentemente dos sinais motores associados às piscadas".

Os benefícios de piscar os olhos

Para descobrir esses benefícios de piscar os olhos, o grupo de pesquisadores usou um rastreamento ocular de alta resolução. Ao todo, 12 pessoas participaram do experimento, em que precisaram visualizar imagens em uma tela.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Os cientistas perceberam que as piscadas aumentam a força dos sinais visuais de entrada e ajudam a modular a intensidade da luz que chega na retina.

Segundo a American Optometric Association (AOA), as pessoas piscam completamente em uma situação normal, mas quando estão no computador, piscam de forma incompleta. Dessa forma, a borda da pálpebra superior não entra em contato com a pálpebra inferior, então a película de lágrimas não se espalha por toda a córnea.

A associação sugeriu que essa diferença poderia ajudar a explicar o aumento de sintomas como a fadiga ocular e olho seco.

Continua após a publicidade

Isso só reforça a importância de cuidar da visão na era digital, principalmente se considerarmos as descobertas do novo estudo: não podemos subestimar o ato de piscar, importante e benéfico para a visão de modo geral.

Fonte: PNAS, American Optometric Association (AOA)