Quer se comunicar com seu gato? É só piscar bem devagar
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Segundo um estudo publicado na Scientific Reports, para se comunicar com seu gato, você só precisa piscar bem devagar. Esse é o jeito que os felinos encontraram de "sorrir". Esse ato de piscar lentamente faz com que os gatos se aproximem e sejam receptivos aos humanos.
O estudo aponta que essa expressão geralmente ocorre quando o gato está relaxado e contente. Evidências sugeriram que os humanos podem copiar essa expressão para comunicar aos gatos que são amigáveis e estão abertos a interação.
Para o estudo, uma equipe de psicólogos projetou dois experimentos para determinar se os gatos se comportavam de maneira diferente em relação aos humanos que piscam lentamente.
No primeiro experimento, os humanos piscaram lentamente para 21 gatos de 14 famílias diferentes. Uma vez que o gato estava acomodado e confortável em um local em seu ambiente doméstico, seus tutores foram instruídos a sentar a cerca de um metro de distância e piscar lentamente quando o gato estivesse olhando para eles.
As câmeras gravaram tanto o rosto do humano quanto o rosto do gato, e os resultados foram comparados a como os gatos piscam sem interação humana. Esses dados mostraram que os gatos são mais propensos a piscar lentamente para seus humanos depois que estes piscaram lentamente, em comparação com a condição sem interação.
O segundo experimento incluiu 24 gatos de oito famílias diferentes. Desta vez, não foram os tutores que piscaram, mas os pesquisadores, que não tiveram contato anterior com o gato. Os animais foram registrados respondendo a uma condição de não piscar.
Os pesquisadores realizaram o mesmo processo de piscar lento do primeiro experimento, acrescentando uma mão estendida em direção ao gato. E eles descobriram que não apenas os gatos eram mais propensos a piscar de volta, mas também eram mais propensos a se aproximar da mão do humano depois que o humano piscava.
Por enquanto, a ciência ainda não sabe por que os gatos piscam lentamente para os humanos dessa maneira. Essa expressão tem sido interpretada como um meio de sinalizar intenções benignas, uma vez que os gatos interpretam o olhar ininterrupto como ameaçador. No entanto, mais estudos se fazem necessários.
Fonte: Scientific Reports via Science Alert