Pfizer antecipa 600 mil doses de vacina infantil contra covid-19
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Nesta segunda-feira (10), o Ministério da Saúde anunciou que a Pfizer antecipou 600 mil doses da vacina infantil contra a covid-19 para o mês de janeiro. Com isso, a estimativa de recebimento passa de 3,7 para 4,3 milhões de doses do imunizante neste mês, voltado a crianças de 5 a 11 anos.
- Vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos: confira o que sabemos
- Saúde diz que vacinação infantil contra covid deve começar ainda em janeiro
“Conseguimos antecipar com a Pfizer mais 600 mil doses da vacina pediátrica agora no mês de janeiro. Então serão 4,3 milhões de doses de vacina”, informou o próprio ministro da saúde, Marcelo Queiroga. “Quero tranquilizar todos os brasileiros: estamos conduzindo a questão da vacinação de uma forma muito apropriada”, completou.
Mais de 20 milhões de doses para crianças de 5 a 11 anos já foram encomendadas pela pasta para o primeiro trimestre de 2022. Nas redes sociais, a conta oficial da pasta também comemorou o ocorrido, e ainda anunciou todo o cronograma desse período:
Durante o anúncio, Queiroga chegou a elogiar o trâmite para aquisição e distribuição de vacinas no país, em comparação com outros países, classificando-o como satisfatório. “A indústria farmacêutica só pode deflagrar produção de doses após o aval da agência regulatória [Anvisa]. Então doses não aprovadas pela agência regulatória não podem adentrar no país, sob pena de caracterizar até mesmo crime sanitário”, explicou.
No início deste mês, o Ministério da Saúde fez uma consulta pública sobre a exigência de uma receita na vacina infantil contra covid-19. Quase 100 mil pessoas participaram, mas a maioria apontou uma opinião contrária à exigência de uma prescrição médica.
Fonte: Agência Brasil, Ministério da Saúde