Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pessoas em coma podem estar conscientes, mas não controlam seus movimentos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Novembro de 2022 às 10h05

Link copiado!

LightFieldStudios/Envato
LightFieldStudios/Envato

Quão conscientes pessoas em coma estão? A resposta para esta pergunta depende de inúmeros fatores, mas a maioria destes pacientes está, de fato, inconsciente. Em outras palavras, não conseguem interagir com o ambiente e muito menos percebê-lo, enquanto estão entubados. No entanto, uma pequena parcela de indivíduos permanece em estado de consciência encoberta.

Em casos de consciência encoberta, o paciente em coma dá todos os sinais de falta de percepção do mundo exterior e não consegue controlar o corpo. Por exemplo, não consegue piscar os olhos para responder perguntas simples. Por outro lado, ainda há vida interior ativa, segundo evidência emergentes sobre este campo de pesquisa.

Quão comum é a consciência encoberta?

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade Columbia realizaram um pequeno estudo com pacientes que sofreram uma grave lesão cerebral. No total, 104 pacientes em coma foram recrutados e estes indivíduos passaram por alguns experimentos.

Após o uso de métodos de avaliação pouco convencionais, como o uso contínuo do eletrocardiograma (ECG) e métodos avançados de imagem cerebral (ressonância magnética), a equipe descobriu que cerca de 15% dos pacientes estavam com a consciência encoberta.

Publicado na revista científica New England Journal of Medicine (Nejm), o estudo demonstrou que pacientes com consciência encoberta podem alterar os seus padrões cerebrais quando são instruídos a mover partes de seus corpos ou visualizar uma atividade, mesmo que nenhum movimento externo aconteça, como o piscar dos olhos.

Continua após a publicidade

Segundo os autores, entender formas de descobrir o real nível de consciência dos indivíduos em coma é importante. Isso porque aqueles que mantêm algum grau de consciência têm maior chance de uma recuperação plena e funcional.

Por que alguns pacientes mantêm a consciência em coma?

Por enquanto, a ciência ainda não chegou a um consenso sobre o porquê de alguns indivíduos conseguirem preservar a consciência, mesmo quando estão em coma. Pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá, e da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, sugerem que os casos de consciência encoberta estão relacionados com lesões cerebrais que desconectam o tálamo do córtex.

Para além da pesquisa publicado na revista Jama Network, os pesquisadores entendem que outros tipos de lesões podem estar associados com o estado de consciência encoberta. É possível que o estado seja o resultado de um acúmulo de lesões no cérebro ainda. No entanto, mais estudos neste campo da ciência ainda são necessários.

Continua após a publicidade

Fonte: Nejm, Jama Network e Scientific American