Publicidade

Após 10 meses, jovem acorda de coma sem saber da pandemia da COVID-19

Por| 03 de Fevereiro de 2021 às 20h40

Link copiado!

fernando zhiminaicela/Pixabay
fernando zhiminaicela/Pixabay

Imagina entrar em coma pouco antes da pandemia acontecer, e acordar com um mundo completamente diferente, mergulhado no caos? É o caso do britânico Joseph Flavill, de 19 anos, que foi atropelado no início de 2020 e despertou neste mês de fevereiro do coma. E o mais impressionante nessa história toda, é que ele foi diagnosticado com COVID-19 duas vezes durante o período.

Joseph sofreu uma lesão cerebral traumática quando foi atropelado, em março de 2020. Na época, menos de 40 casos de COVID-19 haviam sido relatados no Reino Unido. O primeiro lockdown aconteceu só algumas semanas depois, em 23 de março. Desde então, aconteceram quase 4 milhões de casos do vírus no país.

“Ele não vai saber nada sobre a pandemia, já que está dormindo há 10 meses. Sua consciência está começando a melhorar agora, mas simplesmente não sabemos o que ele sabe. Não sei por onde começar. Um ano atrás, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer, acho que não teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos", disse a tia do rapaz, Sally Flavill Smith, durante uma entrevista ao britânico The Guardian.

Continua após a publicidade

De acordo com uma página do Instagram que documenta a recuperação de Joseph, ele está lentamente começando a sair do coma para um "estado minimamente consciente", podendo mover as pernas e respondendo perguntas com "sim" ou "não" com piscar de olhos.

"Escrevemos esta semana algumas notícias incríveis sobre Joe! Ele está realmente envolvido com todas as mensagens que vocês mandaram e começou a dar alguns passos realmente significativos no processo de recuperação. Ele tem seguido comandos, por exemplo, tocando sua orelha esquerda e direita quando solicitado, é capaz de mover ambas as pernas, está respondendo sim e não piscando os olhos e o mais incrível de tudo é seu senso de humor. Seus sorrisos esta semana nos fizeram chorar! Também estamos muito animados em informar que Joseph começou a despertar lentamente de seu estado de coma e está começando a responder a comandos e estímulos simples."

Continua após a publicidade

A família ainda não pôde visitá-lo, por causa da pandemia, mas tem se comunicado com ele pelo FaceTime. A mãe, Sharon Priestley, pôde visitá-lo no aniversário dele, em dezembro, mas teve que respeitar o distanciamento social.

“Também não sabemos o quanto ele entende sobre a pandemia, já que seu acidente foi antes do primeiro lockdown, e é quase como se ele tivesse dormido durante toda a pandemia. É difícil, pois sabemos que ele está mais alerta, mas como você explica a pandemia para alguém que está em coma?”, refletiu a tia. “Ainda temos uma longa jornada pela frente, mas os passos que ele deu nas últimas três semanas foram absolutamente incríveis”, completou.

Fonte: The Guardian via Huffpost