Publicidade

Pesquisadores desativam neurônios que disparam tosses e espirros

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Gpointstudio/Envato
Gpointstudio/Envato

Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade Washington em St. Louis descobriram quais são os neurônios que ativam a resposta da tosse e do espirro e como podem ser desativados. Os testes foram feitos apenas em camundongos.

Nos experimentos, a equipe norte-americana de pesquisa inativou esses neurônios das vias aéreas de camundongos e, em seguida, infectou os animais com o vírus da gripe (influenza). Eles ficaram doentes, mas, comprovando os achados, eles não espirravam.

Embora a descoberta tenha surgido a partir de experimentos com animais, o grupo aposta que o mecanismo deve ser similar para os neurônios humanos. Se isso se confirmar, novos remédios poderão ser planejados para quadros de crises alérgicas, conhecidos pelos espirros em excesso, por exemplo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Neurônios conectados com tosse e espirros

"Espirros e tosse são sintomas primários de muitas infecções virais respiratórias e alergias”, explicam os autores, no estudo recém-publicado na revista Cell. Entretanto, a ciência conhece pouco sobre os mecanismos celulares que ativam essa resposta de defesa.

Durante a pesquisa, "mostramos que a mucosa nasal é inervada por várias populações de neurônios sensoriais, mas apenas uma população media respostas de espirros a uma infinidade de irritantes nasais, alérgenos e vírus”, pontua a equipe.

"Embora essa população [de neurônios] também inerva a traqueia, ela não medeia a tosse, conforme revelado por nosso modelo de tosse recém-estabelecido. Em vez disso, uma população sensorial distinta media a tosse, mas não os espirros, revelando uma diferença sensorial imprevista entre espirros e tosse”, detalha.

Assim, o grupo de pesquisadores descobriu que os espirros e as tosses estão relacionados a vias neuronais distintas, o que é um novo dado para pensar essas duas respostas do corpo.

Novos tratamentos para crises alérgicas

Segundo os autores, o estudo sobre os neurônios que disparam tosses e espirros revelam “alvos neuronais de medicamentos para o controle de sintomas em infecções virais respiratórias e alergias”. Por isso, é necessário se aprofundar na pesquisa e validar os achados em humanos.

Continua após a publicidade

Fonte: Cell