Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Partículas pretas são encontradas em lote de vacinas contra COVID-19 no Japão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Setembro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Vanitjanthra/Envato Elements
Vanitjanthra/Envato Elements

No Japão, a população vem sendo vacinada com o imunizante da Moderna contra a COVID-19, mas um lote precisou ser suspenso após uma descoberta um tanto quanto suspeita. Um farmacêutico percebeu que um frasco do imunizante contava com várias partículas pretas, sem saber do que poderia se tratar.

O caso aconteceu menos de uma semana após o país asiático suspender o uso de 1,63 milhão de doses da farmacêutica devido à suspeita de contaminação. Na semana passada, a Takeda Pharmaceutical, responsável por vender e distribuir a vacina no Japão, cancelou o uso de três lotes do imunizante da Moderna, alegando encontrar doses com "materiais estranhos", que estavam em um lote com 560 mil frascos.

Continua após a publicidade

O lote com as partículas pretas foi recolhido, mas 3.790 pessoas já haviam recebido doses dele. Ainda não há informações, no entanto, sobre qualquer risco à saúde que esse material possa provocar, tampouco se a eficácia é prejudicada, e investigações vêm sendo conduzidas para chegar às respostas. Na última terça-feira (31), o Ministro da Saúde do país alegou que o material encontrado pode ter surgido pela inserção incorreta das agulhas nos frascos, liberando fragmentos de borracha.

Enquanto as investigações não revelam do que se tratam essas substâncias estranhas nos frascos de doses da vacina da Moderna, o governo recomenda que os responsáveis pela aplicação confiram o líquido visualmente. No Japão, somente 45,5% da população está imunizada com as duas doses de vacina contra a COVID-19, e mais de 20 mil casos da doença estão ativos.

 

Fonte: BBC, Reuters