Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Paraná confirma primeiro caso da variante indiana do coronavírus

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Junho de 2021 às 16h40

Link copiado!

IciakPhotos/Envato
IciakPhotos/Envato

Nesta quarta-feira (02), o Governo do Estado do Paraná confirmou a identificação do primeiro caso da variante indiana (B.1.617) do coronavírus SARS-CoV-2 no estado. A infecção foi confirmada em uma mulher de 71 anos, com comorbidades, moradora de Apucarana. Oficialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a cepa do vírus da COVID-19 como Delta — uma das letras do alfabeto grego.

Após a suspeita da infecção pela variante Delta do coronavírus, uma amostra da paciente foi enviada para análise e sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As análises confirmaram que se tratava da cepa identificada pela primeira vez na Índia.

Continua após a publicidade

Entenda o caso da variante indiana no Paraná 

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não informou se alguém da família viajou recentemente à Índia ou se teve contato com pessoas que estiveram naquele país. O órgão comentou apenas que a equipe de Vigilância Epidemiológica do município está acompanhando os familiares e contatos próximos e abriu uma investigação epidemiológica sobre o caso.

O que se sabe sobre a situação é que a paciente infectada realizou um exame do tipo RT-PCR no dia 26 de abril para o diagnóstico da COVID-19. Na época, ela chegou a ser hospitalizada, mas recebeu alta médica em seguida. Além disso, ela morava com o marido, de 74 anos, e o filho, de 58 anos. Todos foram diagnosticados com a doença, mas o filhou faleceu no dia 17 de maio.

A Sesa também informou que existe outro caso suspeito de infecção pela variante indiana. O paciente é um homem de 38 anos morador da cidade de Cascavel. Amostras do paciente já foram enviadas para a Fiocruz e, agora, a secretaria aguarda o resultado.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil