Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para que serve o apêndice?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Abril de 2022 às 18h00

Link copiado!

JimCoote/Pixabay
JimCoote/Pixabay

O corpo humano possui muitos mistérios, e um deles é para que serve o apêndice. Por muito tempo, considerou-se este órgão linfático como uma verdadeira inutilidade, que só era lembrada no desenvolvimento de quadros de apendicite. No entanto, com o passar dos anos e o surgimento de novos estudos, a ciência permitiu descobrir sua importância.

Primeiramente, é preciso entender que o apêndice é um tubo fino no abdome inferior direito, localizado onde o intestino delgado encontra o intestino grosso. Sua função exata não é clara, o que leva alguns cientistas a acreditar que se trata de um resquício evolutivo incapaz de trazer benefícios à saúde.

Em 2007, uma equipe da Duke University descobriu que o apêndice possui uma espécie de película constituída por bactérias benéficas, responsáveis pela produção de ácidos capazes de atravessar a corrente sanguínea e proteger o cérebro. Essas bactérias suprem possíveis faltas no intestino, durante um caso de diarreia, por exemplo.

Continua após a publicidade

Para que serve o apêndice?

Futuros estudos descobriram que, além dessa função de armazenar bactérias, o apêndice também ajuda o intestino a responder a determinadas ameaças. Com isso, pessoas sem apêndice tendem a ter risco maior de uma infecção bacteriana.

No ano passado, um artigo publicado na revista científica Journal of Anatomy sugeriu que o apêndice ainda pode ter relação com uma maior longevidade. Em outras palavras, seres vivos que possuem esse órgão tendem a viver mais. Outras pesquisas elevaram ainda mais o nível da questão, e chegaram a sugerir que o apêndice pode ter um papel na conexão entre o intestino e o cérebro, o que influencia em doenças neurodegenerativas.

Continua após a publicidade

Apendicite

O que leva muitos a duvidarem da importância do apêndice é a temida apendicite, causada quando algum corpo estranho obstrui a estrutura do órgão, levando a inchaço e criando um abscesso (uma bolsa de pus que se acumula em tecidos) que facilita a proliferação de bactérias. Os sintomas da apendicite podem incluir:

  • Dor na parte inferior direita do abdômen
  • Vômito
  • Febre

A abordagem tradicional para o tratamento da apendicite é a cirurgia. Cada vez mais, os médicos estão recorrendo à cirurgia minimamente invasiva, que utiliza duas ou mais incisões curtas, e resulta em internação hospitalar mais curta, menos dor, recuperação mais rápida e menores taxas de complicações.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of GastroenterologyJournal of Anatomy, JAMA Pediatrics, BBC, Healthline